Senado aprova meia-entrada e exclui idosos da cota de 40%

    Projeto beneficia estudantes, jovens de baixa renda e deficientes

    Junia Gama

     

    Sob protestos de parte dos produtores culturais, o Senado aprovou ontem o projeto que estende o benefício da meia- entrada a estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos em espetáculos artístico-culturais e esportivos. O projeto, porém, limita a concessão do beneficio a 40% das entradas oferecidas. Em uma manobra de última hora, os idosos foram excluídos do texto e, portanto, não estarão submetidos ao limite de 40% dos ingressos disponíveis.

    O projeto vai à sanção presidencial e não se aplica à Copa e aos Jogos Olímpicos. O presidente da Associação dos Produtores Culturais do Rio de Janeiro (APTR), Eduardo Barata, que acompanhou a votação, afirmou que houve quebra de acordo por parte do governo com a exclusão dos idosos da cota. Barata alega que boa parte das meias-entradas, atualmente, são vendidas a idosos, o que encarece os preços de espetáculos culturais.

    Para o produtor cultural, a mudança foi movida por “interesses eleitoreiros” — Houve um acordo do governo com os produtores da cultura de que os idosos estariam na lei e esse acordo foi quebrado. O preço da meia-entrada fica mais caro por- que quase 80% são vendidas para idosos. O que a gente queria era poder oferecer ingressos a preços justos para toda a população, mas com o idoso da elite classe A pagando meia-entrada, não vamos conseguir baratear para o resto — disse Barata.

    Teoricamente, os idosos poderão adquirir até os 60% restante dos ingressos, pagando meia-entrada a que hoje têm direito pelo Estatuto do Idoso. O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que em plenário contestou a alteração no texto, afirmou que houve uma violação do regimento interno, já que o Senado não poderia excluir o item que tratava dos idosos nessa votação.

    Para o líder do PSDB, as associações ligadas à produção cultural poderão contestar a votação no Supremo Tribunal Federal (STF). — Não tenho legitimidade processual para questionar sozinho essa atitude no Supremo Tribunal Federal, mas as associações de classe artísticas podem — apontou Aloysio. 

    O relator da matéria, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou que a exclusão dos idosos foi apenas uma forma de respeitar o que prevê o Estatuto do Idoso. Segundo o senador, caso isso não ficasse explícito no texto aprovado, poderia haver margem para contestação. — Não vou entrar na questão de merca- do, de quanto custam os ingressos. Todo mundo emitia carteira. E um salto para a garantia de direitos da população e para o planejamento cultural.

    O fato é que os idosos já estavam excluídos dessa cota porque o estatuto deles é diferente da regra geral. Se havia dúvidas, agora há garantias — afirmou Vital. O texto aprovado diz que, para fazerem jus ao beneficio, os estudantes devem comprovar essa condição por meio da apresentação de carteira própria emitida por entidades de cada segmento.

    Os jovens carentes comprovarão essa condição ao demonstrarem que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que têm renda familiar mensal de até dois salários mínimos. O projeto não especifica como os deficientes poderão comprovar o direito ao benefício, mas senadores acreditam que isso será feito por meio de carteira de identificação da deficiência. Esse ponto ainda terá de ser regulamentado. 

    Estão autorizadas a emitir a identidade estudantil: Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), UNE, Ubes e entidades filiadas. Ainda, segundo o mesmo dispositivo, os Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e Diretórios Acadêmicos (DAs). Os DCEs e DAs não precisam estar filiados à UNE ou Ubes. 

     

    Fonte: O Globo

    Matéria anteriorSem direito a regalias
    Matéria seguinteReceita extra surpreende e melhora situação fiscal