Servidores promovem ato de protesto contra direção do IBGE

    Cerca de 350 servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) protestaram ontem ao longo do dia contra a direção da entidade. A presidente do órgão, Wasmália Bivar, foi o principal alvo dos manifestantes. O protesto aconteceu em frente a uma das unidades do IBGE, no centro do Rio, e provocou a paralisação do trabalho da diretoria de pesquisas por 24 horas. Apesar disso, a divulgação da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) de março e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15) de abril, marcada para hoje, está mantida.

    Vários servidores do IBGE discursaram na calçada do prédio que abriga a diretoria de pesquisa, em ato organizado pelo sindicato dos funcionários. Eles acusaram a direção do órgão de sofrer ingerência política do governo federal e afirmaram que a presidência age unilateralmente. Nos discursos, foi citada a suspensão da divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e a revisão metodológica do estudo sem consulta à área técnica.

    Um dos manifestantes disse que o IBGE é uma instituição que tem que estar acima de qualquer governo . Outro afirmou que com a atual presidência, não dá mais . Os servidores carregaram uma bandeira com a frase Precarizar o IBGE é comprometer o futuro do Brasil .

    Existe uma crise, porque tem falta de pessoal e orçamento contingenciado. Apenas recebemos em nossos e-mails a informação de que seguiremos com a qualidade que nos é peculiar . Mas todos sabem que existe um limite para a tal qualidade que nos é peculiar , afirmou Ana Magne, diretora do sindicato.

    No dia 24, uma assembleia tentará aprovar nova paralisação. A ideia é que o movimento aumente para, futuramente, haver greve. Ainda não podemos falar em greve, pois o nosso movimento ainda não ganhou essa dimensão. Estamos tentando mobilizar mais pessoas , disse Suzana Drumond, também da direção da entidade.

    Marcia Quintslr, ex-diretora de pesquisas do IBGE, e Denise Britz, ex-coordenadora-geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), que pediram exoneração dos cargos na semana passada, foram lembradas durante o protesto. Elas colocaram seu profissionalismo à frente de seu cargo político , afirmou um dos manifestantes.

    A presidência do IBGE, agora, avalia nomes para os cargos vagos. Procurada, a assessoria de imprensa do IBGE disse que Wasmália não comentaria os protestos.

     

    Fonte:Valor Econômico

    Matéria anteriorIngressaram US$ 8 bilhões no país no mês de março
    Matéria seguinteUm bom proveito da crise