Sob pressão, PSB protela saída do governo

    PARTIDO COMANDA HOJE AS PASTAS DA INTEGRAÇÃO NACIONAL E DOS PORTOS; APROXIMAÇÃO COM O PSDB IRRITA O PLANALTO

    Aliados de Eduardo Campos não cogitam deixar ministérios agora; Lula entra em campo para acalmar Dilma e o PT

    NATUZA NERYDE BRASÍLIA

    O governador Eduardo Campos (PSB-PE) determinou silêncio temporário ao partido diante das ameaças veladas de expulsão de seus afilhados políticos com cargos no governo federal. Por ora, o pré-candidato à Presidência não cogita retirar os aliados instalados na Esplanada dos Ministérios.

    Em privado, o pessebista mostra incômodo com o movimento liderado por uma ala do PT que defende o desembarque imediato da sigla –que integra a base aliada de Dilma Rousseff– do primeiro escalão do governo.

    A pressão é encorajada pelo PMDB, de Michel Temer, que deseja ampliar o espaço na administração e se consolidar como parceiro preferencial petista no projeto reeleitoral de Dilma em 2014.

    Hoje, o PSB, que integra a coalizão governista no Congresso, controla duas pastas: Integração Nacional, ocupada por Fernando Bezerra Coelho (PE), da cota de Eduardo Campos, e a Secretaria dos Portos, chefiada por Leônidas Cristino (CE), indicado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes.

    Eduardo Campos passou o fim de semana ao telefone avaliando o que fazer. Por ora, a orientação no PSB é deixar que a presidente tome a decisão da separação.

    Setores do partido defendem a entrega dos cargos, mas outras alas querem transferir esse ônus ao Palácio do Planalto e fechar o quanto antes um pacto com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), outro possível candidato presidencial, de apoio mútuo em um eventual segundo turno contra a petista.

    É justamente contra essa antecipação dos acordos eleitorais desfavoráveis ao projeto de reeleição que Lula tem operado. Na última sexta-feira, durante reunião com a presidente e demais integrantes do núcleo político, o assunto foi tratado.

    Segundo a Folha apurou, não houve decisão de rompimento. Por esforço do ex-presidente, ficou acertado que é prudente esperar um pouco mais para agir.

    No PT e no governo, sobra pressão para que Campos seja riscado da lista de aliados. A própria Dilma nunca esteve tão sensível a essa ideia.

    Conforme revelou a coluna “Painel”, ela ficou contrariada ao ver o governador aparecendo em foto posada com Aécio durante um jantar na residência do pernambucano no mês passado.

    A presidente interpretou a imagem como o sinal de que PSB e PSDB farão dobradinha contra ela em 2014, em eventual segundo turno.

    A correligionários, Eduardo Campos tem dito que ninguém pode proibi-lo de conversar com políticos, muito menos recebê-los, da mesma forma que Lula foi à casa de Paulo Maluf (PP-SP) em 2012.

    O governador coloca na conta do Planalto o vazamento de versões segundo as quais ele estaria se rendendo “a setores de direita” para viabilizar sua candidatura nacional no ano que vem.

     

    Fonte: Folha de S.Paulo

    Matéria anteriorFim do prazo para troca de partido deve levar à reforma ministerial
    Matéria seguinteContinua a lambança fiscal