STJ abre 65 vagas

    Os concurseiros continuam com motivos de sobra para comemorar. Depois de um primeiro semestre escasso de processos seletivos para cargos da administração pública federal, a União segue autorizando vagas. O Planejamento resolveu tirar da fila os certames que já tinham previsão orçamentária e apenas aguardavam a definição do número de vagas e a assinatura de contrato com a banca examinadora. Ontem, foi a vez de o Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicar o edital com 65 vagas para os cargos de técnico e analista judiciário, com remuneração de R$ 5.365,92 e R$ 8.803,97, respectivamente.

    A seleção pública era uma das mais aguardadas pelos interessados em um posto no funcionalismo e por donos de cursinhos preparatórios, que se frustraram ao apostar na publicação do edital ainda no ano passado. Além da estabilidade e dos salários, o certame é sempre atrativo pela importância do órgão no Poder Judiciário. No último, realizado em 2012, mesmo com a oferta de 28 oportunidades, 16.710 pessoas se inscreveram, o que representou uma demanda de 596 candidatos por vaga. No atual cenário econômico, de aumento do desemprego, especialistas não têm dúvidas de que o concurso terá concorrência ainda maior.

    Entre os diferenciais desse concurso, está a oferta de oportunidades para técnicos. Do total de vagas, 24 serão destinadas ao cargo, sendo 15 para a área administrativa – que exige apenas o nível médio completo. Os outros postos são para analista entre diversas áreas: administração, segurança, análise de sistemas de informação, arquitetura, de arquivologia, comunicação social, contadoria, engenharia civil e elétrica, fisioterapia, medicina, pedagogia, serviço social e suporte em tecnologia da informação.

    Os candidatos serão cobrados em provas objetiva e discursiva, com aplicação prevista apenas no Distrito Federal, em 27 de setembro, para os dois cargos. As inscrições deverão ser realizadas entre 30 de julho e 19 de agosto, pelo site do Cespe, atualmente denominado de Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

    Para todos o cargos serão cobrados conhecimentos em língua portuguesa; noções de direito constitucional e administrativo; regimento interno do STJ; inglês e noções de informática; de sustentabilidade e conhecimentos da área. (RC, colaborou Lorena Pacheco)

    Matéria anteriorNovo capítulo da exclusão do ICMS da Cofins (Artigo)
    Matéria seguinteLevy diz que redução da nota de risco pode ser evitada