Tombini confirma inflação menor em 2013

    Para presidente do BC, economia passa por uma “volatilidade do bem”

    Gabriela Valente

    O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, reafirmou ontem um antigo compromisso: a inflação fechará 2013 abaixo dos 5,84% apurados no ano passado. Numa confraternização com jornalistas, ele reforçou a promessa feita no mesmo evento em 2012. E acrescentou que o Brasil está preparado para enfrentar a fase atual da economia mundial, que classificou como um momento de “volatilidade do bem” Para ele, a turbulência nos mercados é fruto de um processo de estabilização da economia mundial após o início da crise econômica mundial em 2008:

    — Inicia-se um processo de normalização das condições econômicas. Esse processo de transição encerra desafios. Esses desafios têm tido o gostinho dessa volatilidade que se instalou nos mercados internacionais desde meados de maio. Diria que é a volatilidade do bem, porque isso vem num processo de normalização das condições depois de tanto tempo de exceção.

    Ele disse que o país voltou a crescer e que a inflação está em trajetória de queda. Lembrou que o índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses caiu nos últimos meses:

    — Tivemos aí um desafio importante e nos últimos cinco meses conseguimos trazer a inflação acumulada em 12 meses para baixo. Esse processo vai continuar.

    Segundo Tombini, o fato de a inflação ter caído é importante para o país enfrentar as incertezas do mercado financeiro. A retomada do crescimento também. Ele disse que os grandes investimentos que começam a ser feitos vão estimular a atividade econômica nos próximos anos.

    Ontem, o dólar fechou com ganho de 0,21% frente ao real, cotado a R$ 2,343 na venda. Na Bolsa de Valores de São Paulo, o Ibovespa teve um pregão volátil. No fim, após dois dias de queda, o índice subiu 0,11%, aos 50.121 pontos e volume de R$ 5,8 bilhões (Colaborou João Sorima)

     

    Fonte: O Globo

    Matéria anteriorBC da Indonésia vive dilema parecido com o brasileiro
    Matéria seguinteAção antiespionagem gera conflito no governo