Tombini na briga

    A tentativa do governo de convencer a base aliada no Congresso a apoiar o ajuste fiscal implementado pelo Ministério da Fazenda conta com a ajuda do presidente do Banco CENTRAL (BC), ALEXANDRE TOMBINI. Na segunda-feira, durante jantar oferecido pelo vice-presidente Michel Temer à cúpula do PMDB, TOMBINI fez uma palestra aos parlamentares presentes. Em meio a críticas em relação à escalada dos preços e à estagnação da economia, ele prometeu rigor no combate à carestia e garantiu que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não ultrapassará o teto da meta, de 6,5% este ano.

    Segundo interlocutores, TOMBINI garantiu que o cenário para 2016 será “benigno”, com preços mais próximos do centro da meta (4,5%) do que o teto, como foi a característica dos últimos quatro anos. Ele garantiu aos parlamentares que, com a queda da inflação, o arrocho na renda será menor e os investimentos produtivos voltarão. A assessoria de imprensa do BC não confirma as declarações. 

    Convencer a base aliada de que a inflação recuará ao centro da meta não será tarefa fácil. Desde 2007, quando o BC passou a divulgar projeções para o custo de vida de dois anos à frente, de cada 10 apostas feitas, nove foram equivocadas. A média piorou a partir de 2011. Nos últimos quatro anos, o BC errou todas as projeções de longo prazo.

     

    Fonte: Correio Braziliense

    Matéria anteriorMudança de ciclo entra no radar do Fed
    Matéria seguinteNovo CPC chega ao Palácio do Planalto e Dilma deve Sancionar até 16/03