US$ 18 trilhões desperdiçados

    SR

    O socorro histórico dos bancos centrais para sustentar o sistema financeiro mundial desde 2008, além dos custos sociais decorrentes, acumularam uma conta estimada em US$ 18 trilhões, conforme cálculos da ONU. Esse dinheiro, no entender dos analistas, poderia estar melhorando as condições sociais da população.

    Os recursos públicos empenhados nessa empreitada fizeram com que apenas nos EUA o endividamento do governo saltasse de 2007 a 2013, de 66,5% para 108,1% do Produto Interno Bruto (PIB). Eleito em 2009, no auge da crise, o presidente norte-americano Barack Obama, deu continuidade ao suporte financeiro e ao uso de impostos pagos pelos cidadãos e empresas. As injeções de capital em bancos, imobiliárias e até em montadoras de automóveis impediram uma recessão global mais prolongada.

    Mas a crise que o arrastou o mundo a partir da falência do banco Lehman Brothers, em 15 de setembro de 2008 e pôs fim à “exuberância irracional” dos mercados — expressão criada pelo ex-presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, Alan Greenspan — levou a uma catástrofe cujos danos só serão sanados em 20 anos.

    Antes de chegar ao quadro atual, uma onda de prosperidade varreu o planeta, impulsionando, sobretudo, os países emergentes. “É bom lembrar que a China cresceu 14% em 2007, ritmo que descerá este ano para 7,5%”, observou Marcelo Moura, professor do Instituto Insper. Ele explica que, cinco anos após o colapso, muitas ilusões construídas continuam sendo desmontadas.

    Uma prova disso é a redução à metade das taxas de expansão dos emergentes e a busca por um novo modelo de crescimento. “A exemplo de Eike Batista, o sucesso do Brasil vendido e comprado pelo mundo foi forjado em belas apresentações de power point. Tanto o país quanto o empresário não conseguiram entregar aquilo que prometeram”, diz.

     

    Fonte: Correio Braziliense

    Matéria anteriorMaior transparência poderia reforçar credibilidade do BC
    Matéria seguinteBancários rejeitam proposta e marcam greve para dia 19