Edição 660 - 28.10.2026
28 DE OUTUBRO: DIA DO SERVIDOR PÚBLICO E ANIVERSÁRIO DO SINAL!

Sinal – Uma história de conquistas e de legado
Colegas, olhem em volta, olhem para a nossa instituição, olhem enfim para a realidade do nosso país.
Por mais divergências político-partidárias que possamos ter em nosso ambiente social e de trabalho, algo nos conectou, e ainda nos conecta: a autarquia em que escolhemos trabalhar e desenvolver as nossas carreiras.
Cada um de nós que está aqui hoje já passou por muita coisa dentro dela, e continua passando, agora batalhando em sua maioria dentro de um sistema de teletrabalho.
Tentamos entregar o nosso melhor todos os dias, e isto não é só por nós, mas também porque nos importamos com o destino da nossa instituição, do país, da sociedade brasileira.
Nós somos o motor de tudo o que acontece nela.
Mas a verdade é que, quando batemos na porta da diretoria, a nossa voz é apenas um sussurro.
Nossos diretores não vêm da academia ou dos mais altos escalões do Estado, mas quase que exclusivamente da banca.
Você acha que a maioria da diretoria do Banco vai querer trabalhar aonde quando sair do Banco Central?
Você de fato acredita que a PEC 65 foi feita pensando nos servidores do Banco Central?
Ela foi feita para o mercado e os únicos funcionários que lhes interessam são aqueles que poderão vir deste mesmo mercado para dentro do Banco Central.
Se pedirmos, como já o fizemos diversas vezes, pelo reconhecimento e valorização da carreira a resposta será um conhecido “no momento oportuno”.
Assim passou a LC 179 que lhes garantiu mandatos e independência.
Nenhuma das diversas medidas provisórias ou propostas de reestruturação da carreira seguiram adiante.
Por que será?
Agora nos informam cotidianamente que a única solução possível é a aprovação da PEC 65 que entrega a nossa instituição ao mercado financeiro, e para a qual guardam a sete chaves uma proposta de Lei Complementar.
Que credibilidade eles possuem?
Qualquer um que se mostre cético, ou peça garantias, corre o risco de ser enquadrado como um problema.
É assim que o sistema funciona quando estamos isolados: nós ficamos vulneráveis.
O sindicato não é um prédio ou uma diretoria distante; o sindicato somos nós, unidos.
Queremos respostas sérias, o nosso compromisso é com a categoria e não com quem finge que fala em nome dela, mas que no fundo só está interessado em uma saída individual para si mesmo.
O Sinal-RJ está mudando, para melhor!
PEC-65: RUIM PARA O SERVIDOR DO BC,
PIOR PARA O BRASIL!
Diga pelo que você quer lutar!
LUTE JUNTO COM O SINAL!


