Edição 203 – 28/11/2018

28ª AND: delegados apreciam relatório “O Sinal dos próximos anos”


Delegados de todo o país, reunidos na 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sinal, em Recife, iniciaram nesta terça-feira, 27 de novembro, a fase de apreciação dos relatórios. Nehemias Monteiro, do Rio de Janeiro, e Natalino Sakamuta, de São Paulo, apresentaram o relatório do grupo 1 com o tema “O Sinal dos Próximos Anos”.

O documento, consolidado com base em propostas enviadas por filiados de todo o país, traz à tona o oportuno debate sobre quais características são necessárias ao Sindicato para fazer frente ao cenário de desmonte e retirada de direitos em que se encontra o Serviço Público.

Durante a apresentação do relatório, Nehemias destacou fatores que influenciaram no distanciamento da base do Sindicato. Para ele, mudanças demográficas da carreira, negociações salariais plurianuais e mudanças nas formas de interação social, que migraram, em grande parte, para o meio digital, são fatores que devem ser considerados. Neste contexto, principal desafio do Sinal, segundo os relatórios, é estar mais próximo dos servidores.

As discussões se iniciam um dia após a apresentação, durante o seminário de abertura da AND, de projeções preocupantes para o cenário político, econômico, social e sindical para os próximos anos.

Hoje, 28, os delegados devem deliberar sobre as propostas do Grupo 1 e iniciar a apreciação do relatório do Grupo 2, que tratará da reestruturação das carreiras do Banco Central do Brasil.

Acompanhe os principais pontos tratados na AND, que se estenderá até a próxima sexta-feira, 30, aqui no Apito Brasil.

Edições Anteriores