Edição 163 – 30/12/2014
A edição nº 20 da Sinal Plural já está no Portal
Desejando a todos um próspero novo ano, colocamos no ar a edição nº 20 da Sinal Plural. Fechamos a edição com a aprovação, no dia 10 de dezembro, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, da PEC 147/2012, que permite aos servidores do Banco Central dar mais um passo no caminho do topo do Executivo. Naquele mesmo dia, nós, servidores públicos, obtivemos outra vitória, embora parcial: a aprovação, também na Câmara dos Deputados, da PEC 170/2012, que garante e unifica as regras de aposentadoria integral por invalidez ao servidor público. Estas PECs tramitarão agora no Senado
Por outro lado, não tivemos notícia positiva da votação em plenário da PEC 555/2006. Lutamos pela reversão da injustiça cometida contra os aposentados e pensionistas do serviço público na reforma de 2003, e trazemos, na revista, o movimento UNA-SE na luta, que está cada dia mais forte, em defesa da proposição.
Temos um árduo trabalho para 2015, nossas batalhas pelos direitos do funcionalismo serão ainda mais duras. Um ano de dificuldades econômicas e grandes cobranças da população por seus direitos a serviços públicos de qualidade.
A XXVI Assembleia Nacional Deliberativa (AND), de Manaus, com o tema Rumos do Sindicato, segundo encontro realizado pelo sindicato na Região Norte, é apresentada em seu aspecto de pioneirismo no mundo sindical. O Sinal marcou sua presença na cidade em defesa, não somente dos direitos do servidor da autarquia, mas dela própria, tanto pelo fortalecimento da única representação do BCB na região, em Belém, sede da AND de 2012, como pela expansão da autarquia para o Amazonas.
O debate sobre a reforma política e um balanço de ações e perspectivas de ações judiciais da categoria são apresentados em artigos de Luís Carlos Paes de Castro e Jordan Allison Pereira, diretores de Relações Externas e de Assuntos Jurídicos do Sinal.
Republicamos o texto da revista Desafios do Desenvolvimento, do Ipea, em homenagem aos 70 anos da professora Marilda Sotomayor, especialista em matching, parceira de economistas como Alvin Roth, laureado pelo Nobel. Traz ainda especial sobre direitos dos servidores no momento do falecimento.
Entre outros tópicos, como a sugestão de leitura da adaptação em quadrinhos de O Estrangeiro, dedicado aos cem anos de Albert Camus, o Clube da Asbac-BH, área de lazer e de encontros de gerações do Banco Central.
A edição já estava na gráfica quando o mundo recebeu a bonita notícia da reaproximação entre Estados Unidos e Cuba. Por coincidência, e na torcida pela tolerância entre todos, a revista já traz uma receita de picadinho à cubana.
Com essa dica em Garçom, um mojito, por favor!, brindemos, então, por novos tempos.
Feliz 2015!