Edição 089 - 22/10/2015

Contrato de mútuo: uma ação de vanguarda do SINAL-RJ

Objetivando criar proteção para os servidores quando de suas participações em movimentos paredistas, o Sinal-RJ realizou levantamento de valores e de pessoas atingidas pelos descontos de dias de greve e vem tratando do assunto em nossas últimas assembleias.

Em nossa AGR realizada quinta-feira passada, dia 15, foi aprovada decisão de que o Sinal-RJ produza minuta de contrato de mútuo para, eventualmente, atender aos colegas atingidos pelos descontos.

Com o indicativo de sua aprovação, tal minuta será submetida à Assembleia que será realizada hoje, às 14h, na entrada do prédio do Banco da Av. Pres. Vargas.

Consideramos fundamental sua presença em tal AGR, para que seja possível realizar o mais adequado debate sobre tão relevante tema.

DIAS DE GREVE:
COMPENSAR, SIM. DESCONTAR, NÃO!

Finalmente – e já não era sem tempo! – a Direção do BCB, após muita pressão por parte dos servidores do Banco, saiu da inércia em que se encontrava, divulgando, no último dia 20, a seguinte Nota, firmada pela Comissão Estratégica:

“Senhores servidores,

“Em atenção ao pleito encaminhado pelo Sinal-Nacional à Comissão Estratégica instituída pelo Presidente Alexandre Tombini, o Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SRT/MP), Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça, autorizou devolução dos valores descontados na folha de pagamento relativos aos dias de greve em 2015, mediante a compensação integral das faltas, segundo esquema a ser implementado com as Unidades desta Autarquia.

“Nessas tratativas com a SRT/MP, também ficou estabelecido que, na eventualidade da ocorrência de eventos paredistas a partir desta data, nova negociação desta natureza só será considerada ao final do processo, com a assinatura do acordo salarial ou, no caso de não haver acordo, com o encerramento formal das negociações em curso”.

Tal iniciativa, no fundamental correta, deixa transparecer, todavia, o ranço autoritário historicamente presente na relação da Direção do Banco com a Comunidade BCB, com a afirmação nada velada da possibilidade da ocorrência de novos descontos, na hipótese da existência de eventos paredistas a partir da data da publicação da Nota.

Certamente, uma razão a mais para avançarmos na formalização dos Contratos de Mútuo!

 

Assembleia:
Hoje, 22.10.2015, 14h

Maiores informações sobre a Campanha e
a compensação dos dias paralisados

Participe!

 

Juntos somos fortes!

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorDias de greve: Compensar, sim. Descontar, não!
Matéria seguinteAniversário do SINAL