Edição 031 - 07/05/2018

A autonomia do BCB e o gênio da lâmpada!

 

Alguns contos infantis permanecem indeléveis na memória das pessoas. Mesmo quando já são adultos e sabem perfeitamente que estes contos são ficções para crianças, inconscientemente, esperam que certas histórias se repitam na vida real, mesmo quando não há nenhuma razão para isto ocorrer. É o efeito Disney: “make a wish and it will come true”.

A diretoria do BCB se incumbiu de um projeto de Autonomia do Banco para o executivo (Governo Temer). Foi apresentado, mas não foi discutido e muito menos sujeito a qualquer proposta de alteração. Ele fragiliza gravemente as atribuições da carreira e remete o nosso cargo para a insípida categoria de “Consultor”.

O novo Banco Central que sairia da lâmpada não teria qualquer preocupação maior com a sociedade brasileira, apenas com o controle da inflação. Fato este respaldado por uma diretoria “blindada” por seus mandatos fixos, completamente imune às pressões do Congresso Nacional.

As implicações deste roteiro são enormes e a Autonomia do Bacen só ocorrerá uma vez, após a qual não poderá o gênio ser devolvida à lâmpada. Pelo contrário, seremos nós e a sociedade que ficaremos presos dentro dela e à mercê da diretoria.

Algumas pessoas acreditam, e esta ideia é abertamente vendida, que se nos comportarmos bem, após a soltura do Gênio ele poderia nos conceder alguns pedidos. Ainda não perceberam que o papel a nós destinado será apenas o de eunuco do harém. O dono da lâmpada será definitivamente o mercado financeiro nacional, os seus pedidos é que terão prioridade.

Está em risco um Sistema Financeiro Cidadão, como sempre foi a proposta do Sinal para a regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal. Está em risco a autonomia do servidor do BCB nas suas diversas funções de fiscalização e de atendimento ao público. Está em risco inclusive a paridade dos aposentados, pois a descontinuidade da carreira abre brechas para as reiteradas ameaças de sua quebra pelas propostas do governo federal.

 

LUTE CONOSCO, PROCURE O SINAL!

 

 


Edições Anteriores
Matéria anterior1º de maio – Dia do Trabalhador
Matéria seguinteClube de Vantagens