Edição 62 – 19/5/2015

A unidade necessária


IMG-20150518-WA0004

A convite da CSPB, o Sinal acompanhou, na manhã da segunda-feira, 18, a reunião entre representantes sindicais e as Secretarias de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (MPOG) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com a mesma pauta da reunião do dia 14 com o Fórum dos Servidores Públicos Federais: regulamentação da Convenção 151 da OIT e benefícios. O Sinal foi representado pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Jordan Alisson. 

Os mesmos atores governamentais fizeram a mesma exposição aos participantes. De novo, a posição do secretário Sérgio Mendonça sobre a construção imediata de um acordo da negociação coletiva e data base somente para servidores federais, visto que entre os mais de 6 mil municípios brasileiros podem surgir leis que atrasem a regulamentação nacional da Convenção. 

Conveniente ao governo e prejudicial aos servidores a existência de duas mesas versando sobre o mesmo tema, quer seja a pauta geral unificada. Nestes tempos de ajuste fiscal é possível a Mendonça jogar com a divisão, procurando assinar acordos de interesse geral primeiro com quem aceitar menos que o pedido de reposição inflacionária com ganho de produtividade, equiparação dos benefícios entre os Poderes e garantia da paridade entre ativos e aposentados. 

Mostra disso foi a concessão proposta por uma das entidades presentes, em relação à inaceitável plurianualidade da correção dos valores dos auxílios alimentação e pré-escolar, cuja defasagem no Executivo exige aumento ainda este ano para os itens. 

O Sinal prosseguirá envidando esforços no sentido de reatar a unidade de todos os servidores, que ora se apresentam com o Fórum, o Fonacate ou o grupo da CSPB. Juntos somos fortes, só assim conquistaremos o melhor acordo possível em 2015.

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinalBH informa 360 – Reunião Conselho Regional BH
Matéria seguinteSinal vai ao Congresso enfrentar o risco de RH do BCB