Edição 167 – 18/9/2017

Agenda Legislativa: matérias de interesse do servidor em pauta durante a semana


A agenda do Congresso Nacional durante a semana que se inicia deve contar com atenção especial dos servidores públicos federais. Ao menos três assuntos de relevante importância estarão em debate no Parlamento nos próximos dias.

Emenda 51

emenda-51

A Comissão Mista que apreciava a Medida Provisória (MP) nº 784/2017, que dispõe sobre o processo administrativo sancionador na esfera de atuação do Banco Central do Brasil e da Comissão de Valores Mobiliários, concluiu seus trabalhos na última semana, 12 de setembro, com a apresentação do Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 29/17, que foi remetido à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para ser votado em Plenário.

A relatora da Comissão, Senadora Lídice da Mata (PSB/BA), acolheu em seu parecer preliminar a parte do texto da Emenda 51 que alterava a nomenclatura do cargo de Analista para Auditor do Banco Central do Brasil, excluída, porém, quando da votação pelos seus membros.

Ainda há a possibilidade de, por meio de destaques parlamentares, reincluir, quando da votação no Plenário, o texto no agora PLV.

Será preciso muita articulação parlamentar, já que o número de destaques a serem apresentados são limitados proporcionalmente ao tamanho dos partidos, e, muito mais do que isso, envolvimento político da direção do Banco Central, especificamente de seu Presidente, Ilan Goldfajn, para proporcionar o ambiente propício para a que o texto seja novamente incluído e aprovado.

Negociação coletiva

Em trâmite na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, o PL3831/2015 compõe a pauta deliberativa de sessão do colegiado marcada para as 14h30 desta terça-feira, 19 de setembro. A matéria versa sobre a negociação coletiva na administração pública direta, nas autarquias e nas fundações públicas dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

No último dia 4 de setembro, o relator na CCJC, deputado Betinho Gomes (PSDB/PE), apresentou voto favorável à “constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa” do projeto. Em visita à assembleia do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) na última terça-feira, 12, o parlamentar solicitou o apoio das entidades na interlocução junto aos demais membros da Comissão, no intuito de garantir a aprovação do texto.

O PL tramita em caráter conclusivo e, caso aprovado, segue direto para sanção presidencial.

Demissão por insuficiência

Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, o PLS116/2017, que prevê a exoneração de servidores públicos por insuficiência de desempenho, deve estar em pauta na próxima quarta-feira, 20, durante sessão deliberativa que começa às 10h. Na última reunião da CCJ, realizada na quarta-feira, 13, foi concedida vista a pedido dos senadores Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), Antônio Anastasia (PSDB/MG) e Magno Malta (PR/ES).

O relator, senador Lasier Martins (PSD/RS), apresentou voto favorável à matéria.

Estatuto da Pessoa com Deficiência

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), do Senado Federal, realiza na quinta-feira, 20, às 14h, audiência pública interativa para discussão sobre “O Estatuto da Pessoa com deficiência após dois anos de sua sanção”.

O Sinal comporá a mesa de debates e defenderá o cumprimento pleno dos termos legais em relação à aposentadoria dos servidores com deficiência.

Edições Anteriores
Matéria anteriorServidores das dez sedes do BCB realizam Ato de Mobilização Nacional
Matéria seguinteSomente com mobilização, seremos ouvidos