Edição 52 – 28/3/2022

AGN para deliberação sobre greve começa às 14h; confira também outras atividades do dia


Como o Apito Brasil vem alertando ao longo do mês, o prazo está acabando. Adentramos aquela que será a semana mais importante para o futuro de nossas reivindicações até aqui. Caso não seja viabilizado um reajuste até a próxima segunda-feira, 4 de abril, ficará muito difícil conseguirmos qualquer recomposição em 2022, haja vista a legislação vigente. O cenário se torna ainda mais crítico em face da ausência de qualquer proposta oficial, o que foi comprovado durante reunião entre o SINAL, o SinTBacen e a ANBCB e o presidente da Autarquia, Roberto Campos Neto, no último sábado, 26 de março.

Não há mais tempo para hesitação. Ou agimos agora, ou veremos nossa pauta reivindicatória frustrada. Às 14h de hoje, 28, começa a Assembleia Geral Nacional (AGN) que deliberará sobre a greve por tempo indeterminado. E o indicativo do Sindicato e das demais entidades representativas é de aprovação da greve. Confira aqui o Edital com os links para acesso à AGN.

Logo mais, às 10h, haverá uma live para esclarecimento de dúvidas sobre greve. Na sequência, às 11h, terá início reunião virtual com comissionados de todo o país para debate em relação à mobilização em curso. As atividades ocorrerão por meio da plataforma Zoom. Confira links de acesso:

Live sobre greve às 10h

https://us02web.zoom.us/j/83130136774?pwd=cG1oZjRLenBHMEw3YWFFN3VJUW1hZz09

(ID da reunião: 831 3013 6774 – Senha: 743672)

Reunião com comissionados às 11h

https://us02web.zoom.us/j/89507060453?pwd=b21DV1N3aUY5YTErYmVQWW5UbEk5Zz09

(ID da reunião: 895 0706 0453 – Senha: 709532)

Alerta

Recomendamos a todos os servidores que não participem de reuniões convocadas por chefias para a discussão sobre serviços essenciais no contexto de greve. As tratativas acerca deste tema, se necessárias, caberão às entidades representativas e à Diretoria Colegiada do BC.

O SINAL alerta que não serão aceitas passivamente quaisquer intimidações ao corpo funcional em virtude da mobilização. Estamos prontos a agir nas esferas administrativa e judicial em defesa do direito dos servidores.

Nota conjunta

As entidades representativas dos Especialistas do Banco Central do Brasil vêm a público manifestar repúdio a chefias de unidades que, constatado o evidente momento de tensão funcional-administrativa, impõem aos seus servidores o rígido cumprimento de entregas de relatórios e insumos de toda ordem, além da marcação de eventos na semana que se avizinha, talvez a mais crítica de todo movimento até aqui bravamente construído.

O aumento das assimetrias institucionais está na iminência de confirmação, e é inadmissível o comportamento daqueles que utilizam de sua posição para provocar embaraços à mobilização em curso, postura que nem mesmo o BC, enquanto instituição, tem adotado.

Solidarizamo-nos com todos os servidores destas unidades e disponibilizamos nossa estrutura jurídica no sentido de dirimir quaisquer dúvidas para que sejam engrossadas as operações-padrão. Sugerimos ainda aos colegas Especialistas do BC dedicados e cientes de suas responsabilidades, que usem do próximo ciclo de mobilidade para desbravar novos ares, distantes de líderes que desrespeitam a escolha individual e coletiva de defender a carreira e o BCB por meio de mobilizações e pouco compromissados com a manutenção de um clima organizacional sadio.

Seguimos, a despeito dos empecilhos, firmes na luta pela valorização de todo o corpo funcional da Autarquia!

 

Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (SINAL)

Sindicato Nacional dos Técnicos do Banco Central (SinTBacen)

Associação Nacional dos Analistas do Banco Central do Brasil (ANBCB)

Edições Anteriores
Matéria anteriorÉ HOJE, 28.03: AGN DO SINAL ÀS 14H!
Matéria seguinteAtenção: AGN vai deliberar greve hoje às 14h