Edição 49 – 23/3/2022

AGN: servidores decidem pela manutenção de paralisações e operações-padrão


Em mais uma Assembleia Geral Nacional (AGN) com grande participação, na tarde desta terça-feira, 22 de março, servidores do Banco Central do Brasil decidiram pela manutenção das paralisações diárias, das 14h às 18h, bem como das operações-padrão e da entrega de substituições, dando seguimento à luta pela Reestruturação da Carreira, com reajuste salarial.

A AGN também aprovou indicativo de apoio político ao Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf) na execução de sua operação-padrão específica. O SINAL se prontificou a contribuir, além do aspecto político, com a parte logística e, caso necessário, com assistência jurídica aos servidores do Departamento. Servidores de outros departamentos que precisarem de ajuda jurídica, logística e política podem solicitar através do email mudarosinal@sinal.org.br.

A proposta de um “Pixaço”, como forma de mobilização, foi derrotada na votação dos servidores, que, ainda, decidiram por não deflagrar de imediato a greve. O tema voltará à pauta em AGN na tarde da próxima segunda-feira, 28.

As resoluções da Assembleia desta terça-feira mostram que o corpo funcional optou por dar um “voto de confiança” às tratativas que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, vem desenvolvendo no âmbito do governo federal. Na última segunda-feira, 21, durante reunião com os representantes da categoria, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e a Diretora de Administração da Autarquia, Carolina Barros, afirmaram que Campos Neto tem trabalhado em torno das demandas e pediram esta sinalização positiva da categoria.

Não obstante, a vigilância segue. Além de indicar a continuidade e o recrudescimento das ações que já vêm sendo promovidas nos últimos dias, o Sindicato reiterou o pedido por uma nova audiência com o presidente do BC para discutir os avanços nas negociações com o Executivo.

Ao vivo

Para debater o enfrentamento e esclarecer eventuais dúvidas, o SINAL realizará nesta quinta-feira, 24 de março, a partir das 14h, atividade virtual, com transmissão pelo YouTube (youtube.com/apitotv). Acompanhe e interaja, enviando seus comentários e dúvidas, por meio do chat da live.

Na sequência, das 16h às 18h, também com transmissão no YouTube, haverá reunião do Grupo de Trabalho que discute melhorias ao Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC). Durante o evento, representante do Markt Club, mais novo parceiro de convênios do Sindicato, apresentará os benefícios que os filiados têm na área de saúde (farmácias, academias, clínicas, etc.). Da mesma forma, será possível interagir por meio do chat.

Participe das atividades, encoraje outros colegas a se somarem e faça mais forte a mobilização pela valorização do corpo funcional do BC.

Edições Anteriores
Matéria anteriorCasa Civil e Banco Central: quer saber como foi a conversa?
Matéria seguinteGT do PASBC debate melhorias no Programa, AMANHÃ. Participe!