Edição 15 - 25/1/2024

Alerta! Novo golpe envolvendo precatórios


Nova tentativa de golpe. Recentemente, filiados ao SINAL receberam ligações de um falso Procurador Federal, da Procuradoria Geral da União, informando supostos precatórios a serem recebidos sobre a Gratificação de Atividade do Banco Central (GABC). Na ocasião, o golpista afirmava falar em nome do diretor Jurídico do SINAL Nacional, Vicente Fialkoski.

Segundo o criminoso, seria necessário tentar a “liberação” do valor junto à Controladoria-Geral da União (CGU), bem como o pagamento de determinada quantia – via depósito bancário – a título de Imposto de Renda (IR) e Contribuição do Plano de Seguridade Social do Servidor (CPSS). O SINAL adverte que a investida trata-se de um golpe.

Alertamos que depósitos de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPV) em favor do beneficiário são efetuados em conta aberta para essa finalidade, na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. O saque é feito diretamente na agência bancária. Para isso, basta comparecer à agência com os documentos pessoais. O depósito nunca é feito em conta pessoal.

Nas tentativas de golpes, em geral, os autores informam que a potencial vítima é beneficiada com somas expressivas, mas que para receber o dinheiro, é preciso depositar em determinada conta os valores de custas judiciais, honorários advocatícios, taxas, impostos, etc.

Os golpistas têm utilizado números de processos, nomes de advogados e até de diretores do SINAL. No entanto, conforme se constatou nas situações mencionadas, as pessoas procuradas pelos supostos advogados nem sequer faziam parte do processo ou prestavam serviço ao Sindicato.

Os filiados que eventualmente receberem ligações, mensagens ou cartas devem entrar em contato com suas respectivas regionais do SINAL, para verificar as informações prestadas. Não faça depósitos ou transferências, não clique em links duvidosos recebidos por e-mail, sms ou WhatsApp e não forneça seus dados a terceiros. Fique atento e evite golpes.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSINAL alerta: Novo golpe na praça
Matéria seguinteAGN: às vésperas de reuniões importantes, categoria definirá rumos da mobilização