Edição 225 - 07.02.2024

APRESENTAÇÃO DA PEC 65, EM 05.02.2024, POR DIRETORES DO BANCO

Afirma o Apito Brasil (edição 23, de 06.02.2024):
“… nenhum dos presentes nos auditórios por todo o país apoia integralmente o texto inicial da matéria…Em destaque nas intervenções dos servidores as críticas diante da falta de proteção à estabilidade, dentre outras variadas inconsistências…É preciso debater, de maneira democrática e com base em pareceres técnicos, para que possamos construir uma proposta que represente o melhor para a sociedade e para o corpo funcional da Autarquia”.
A isso adicionamos o relato da reunião por parte de servidor aposentado do Banco, que assim se manifestou em um grupo de WhatsApp ao fim da apresentação:
“Lamentável a live de hoje sobre a PEC 65. Ficou claríssimo que o diretor Ailton e o procurador chefe têm profundo conhecimento dela. O que nos faz supor que fizeram parte de sua confecção.
Ficou claro que todos serão rifados num primeiro momento. Principalmente os aposentados e os que irão se aposentar em até dez anos.
No caso dos aposentados continuam com a folha de pagamentos no Bacen porém com salários vinculados a uma carreira congênere a ser definida. Ou seja, não temos a mínima ideia de qual será. E como ficará nossa aposentadoria e nossos reajustes.
No caso dos que estão próximos de se aposentarem, coitados, que dilema, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Brilhante defesa da colega Valéria, Chefe Adjunta do Deseg, acho, que com elegância e postura de gestora, manifestou-se contra a PEC65, contrapondo-se a explicações mal sucedidas dos palestrantes que insistem em dizer que uma EP (Empresa pública) especial é melhor do que uma Autarquia especial. Aliás, não conseguiram elencar as vantagens de tal decisão ficando bem claro que existe algo por detrás dessa decisão.
O que será não é????
Por fim, num deslize, após tanta pressão, o diretor Rodrigo deixou escapar sua preocupação em resolver a PEC até julho, porque depois ela já não teria mais fôlego e também deixou nas entrelinhas que para o pessoal mais novo de banco que aceitar a PEC 65, no curto prazo haverá benefícios para os que migrarem para a CLT.
E muita coisa em jogo, onde se percebe que uma partícula do funcionalismo ativo saíra beneficiado em detrimento do corpo funcional antigo e dos aposentados.
Tem mais gente fazendo parte desse jogo. Será o governo? Oposição talvez? Ou quem sabe forças ocultas menos favorecidas.
Logo saberemos.
Aos colegas aposentados que como eu deram sua contribuição para que esta Instituição fosse uma ilha de excelência, conclamo a tirarem a venda dos olhos, e começarem a lutar por seus direitos, antes que os aventureiros venham e tomem conta deles”.
Nem desenhando ficaria mais claro.
Infelizmente, a desinformação prolifera por parte daqueles que querem “esconder o sol com a peneira” até que a PEC passe e seja tarde demais para alguma coisa.
Diga pelo que você quer lutar!
LUTE JUNTO COM O SINAL-RJ!
Não deseja mais receber o Apito Carioca? Clique aqui.
SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 – Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 20.071-002. Tel.: (21) 3184-3500. E-mail: sinalrj@sinal.org.br
Edições Anteriores
Matéria anteriorDia Crucial: 8 de fevereiro; É hora de nos mobilizarmos!
Matéria seguinteNovos esclarecimentos sobre matéria do Estadão