Edição 97 – 14/8/2014
Audiência pública sobre instalação de representação regional do BC em Manaus
Deputado Márcio Junqueira afirma que estará em audiência pública sobre instalação de representação regional do BC em Manaus
“Vai ter todo o meu apoio. Podem contar com minha presença”. A afirmação foi feita pelo deputado federal Márcio Junqueira (PROS/RR), sobre o convite que recebeu do Sinal para participar de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, que debaterá a instalação de uma representação regional do Banco Central em Manaus. O parlamentar recebeu Daro Piffer e Luís Carlos Paes de Castro, presidente e diretor de Relações Externas do Sinal, respectivamente, na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), na Câmara dos Deputados.
Na ocasião, os representantes do Sinal apresentaram ao deputado o quadro atual de pessoal no BC e a importância de desenvolver os trabalhos da autarquia no norte do país, que hoje conta apenas com a regional de Belém. Junqueira, de pronto, abraçou a ideia. “Acho louvável a atitude de levar o Banco onde realmente é preciso”, afirmou, ressaltando o potencial econômico da região norte do país. “Os recursos naturais permitem um desenvolvimento muito grande à economia local. Para isso, é preciso de mais cooperativas de crédito, incentivar a abertura de mais entidades que fomentem a produção e, junto com isso, é necessário o apoio e a fiscalização do Banco Central”, completou.
Ainda de acordo com o parlamentar, nos estados do norte existem ainda muitas pessoas “isoladas financeiramente” do restante do Brasil. Ele citou trabalhadores de povoados que viajam centenas de quilômetros, por vias terrestres e fluviais, em busca de uma agência ou correspondente bancário para realizar operações simples que a maioria dos brasileiros realiza perto de casa. As viagens chegam a durar até dois dias e o trabalhador ainda tem de arcar com os custos que envolvem passagens, alimentação e até estadias.
A audiência pública para debater a presença do BC em Manaus deverá ocorrer na manhã do dia 3 de novembro, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, devendo mobilizar o mundo político e empresarial da região. O ato faz parte da programação da 26º edição da Assembleia Nacional Deliberativa – AND – do Sinal, em cumprimento a decisões de ANDs anteriores de ampliar a capilaridade do BC no País.