Edição 97 – 14/8/2014

Audiência pública sobre instalação de representação regional do BC em Manaus


Foto-1-Manaus 

Deputado Márcio Junqueira afirma que estará em audiência pública sobre instalação de representação regional do BC em Manaus

“Vai ter todo o meu apoio. Podem contar com minha presença”. A afirmação foi feita pelo deputado federal Márcio Junqueira (PROS/RR), sobre o convite que recebeu do Sinal para participar de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, que debaterá a instalação de uma representação regional do Banco Central em Manaus. O parlamentar recebeu Daro Piffer e Luís Carlos Paes de Castro, presidente e diretor de Relações Externas do Sinal, respectivamente, na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), na Câmara dos Deputados.

Na ocasião, os representantes do Sinal apresentaram ao deputado o quadro atual de pessoal no BC e a importância de desenvolver os trabalhos da autarquia no norte do país, que hoje conta apenas com a regional de Belém. Junqueira, de pronto, abraçou a ideia. “Acho louvável a atitude de levar o Banco onde realmente é preciso”, afirmou, ressaltando o potencial econômico da região norte do país. “Os recursos naturais permitem um desenvolvimento muito grande à economia local. Para isso, é preciso de mais cooperativas de crédito, incentivar a abertura de mais entidades que fomentem a produção e, junto com isso, é necessário o apoio e a fiscalização do Banco Central”, completou.

Ainda de acordo com o parlamentar, nos estados do norte existem ainda muitas pessoas “isoladas financeiramente” do restante do Brasil. Ele citou trabalhadores de povoados que viajam centenas de quilômetros, por vias terrestres e fluviais, em busca de uma agência ou correspondente bancário para realizar operações simples que a maioria dos brasileiros realiza perto de casa. As viagens chegam a durar até dois dias e o trabalhador ainda tem de arcar com os custos que envolvem passagens, alimentação e até estadias.

 Foto-2-Manaus

A audiência pública para debater a presença do BC em Manaus deverá ocorrer na manhã do dia 3 de novembro, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, devendo mobilizar o mundo político e empresarial da região. O ato faz parte da programação da 26º edição da Assembleia Nacional Deliberativa – AND – do Sinal, em cumprimento a decisões de ANDs anteriores de ampliar a capilaridade do BC no País.

Edições Anteriores
Matéria anteriorRegional do Banco Central de Belém – Assembleia Legislativa do Pará faz audiência pública em sua defesa
Matéria seguinteELEIÇÃO DE DELEGADOS da 26ª AND – Regras para eleição