Edição 212 - 20/11/2023

BC reage a movimento de entrega de substituições; indicativo é de aumento da adesão nos próximos dias


Na última semana, as diretorias do Banco Central do Brasil editaram portarias avocando para si, dentre outras, a competência para designar ou dispensar os substitutos eventuais. A medida é uma resposta ao movimento de entrega de substituições da categoria, deixando ainda mais claro que a decisão dos servidores pela intensificação da luta em prol da valorização da carreira de Especialista foi acertada.

Todavia, diante da reação extremada do BC, o indicativo é de que os colegas não se intimidem, mas ajudem a avançar a mobilização. Desta forma, o SINAL convoca aqueles colegas que ainda não o fizeram a entregarem suas substituições, independentemente da vigência das portarias, como forma de mostrar a unidade do corpo funcional neste momento tão importante para toda a carreira. O incremento da ação se faz ainda mais importante tendo em vista o agendamento de audiência com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, na próxima semana para tratar, justamente, das demandas do efetivo da Autarquia.

A assessoria do Sindicato avalia o teor dos normativos expedidos pelo BC contra a entrega de substituições, bem como as providências mais adequadas, tanto do ponto de vista administrativo quanto do ponto de vista jurídico, com o objetivo de garantir a efetivação do direito dos servidores que entregaram suas substituições.

Portanto, o aumento do número de entregas nos próximos dias é fundamental, para que o nosso recado de insatisfação frente ao cenário de deterioração da carreira de Especialista – com repercussões graves no clima organizacional da Casa – seja ainda mais expressivo. Se você já o fez, incentive outros servidores de seu setor e contribua com o recrudescimento da luta.

É importante destacar que, enquanto não houver dispensa formal da substituição, mesmo que tenha havido a solicitação, o servidor não está isento de assumir uma função, caso seja convocado. Porém, como já informado, o SINAL trabalhará politicamente e, se necessário, juridicamente para assegurar o direito dos servidores.

Edições Anteriores
Matéria anteriorMNNP: pequenos avanços e proposta de reajuste ainda pendente
Matéria seguintePASEP e abono de permanência: SINAL disponibilizará novas ações judiciais