Edição 99 – 6/6/2022

Cadê a proposta salarial, Campos Neto?


Em reunião com as entidades representativas dos servidores na última sexta-feira, 3 de junho, o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, não apresentou quaisquer avanços no que se refere à pauta salarial da categoria. À mesa, o chefe da Autarquia repetiu o argumento de que não tem a “caneta” e se ateve às dificuldades do processo em vez de focar nas possíveis soluções.

Conforme destacaram os representantes do órgão, e divulgado no boletim Interação, foi encaminhada nova proposta de Medida Provisória (MP) para reestruturação da Carreira de Especialista, que contempla itens sem impacto fiscal: nível superior para os Técnicos; mudança de nomenclatura para os Analistas (Auditor); BC como carreira típica de Estado; e criação da taxa de supervisão.

Ainda segundo o referido boletim, a proposta traz “avanços relevantes” para a carreira. Todavia, é preciso ressaltar que o processo de valorização de qualquer carreira passa, imprescindivelmente, pela defesa do poder de compra de seus servidores e uma remuneração à altura de sua qualificação, responsabilidade e entregas, em linha com carreiras congêneres.

Neste sentido, o SINAL, junto ao SinTBacen e à ANBCB, avalia a apresentação de uma contraproposta ao BC. Também está em análise no âmbito do Sindicato o pré-indicativo – que será avaliado pelo Conselho Nacional na tarde de hoje – de manutenção da greve, em face da falta de resolução das demandas salariais. Tanto o indicativo de continuidade da greve quanto uma possível contraproposta serão submetidos ao crivo dos servidores em Assembleia Geral Nacional (AGN) deliberativa nesta terça-feira, 7. Caso haja necessidade, a deliberação da contraproposta ocorrerá através do site do SINAL, com votação aberta pelo período de 24 horas, garantido o acesso a todos os servidores (filiados ou não).

Hoje, 6 de junho, às 14h, haverá AGN virtual não deliberativa, para o esclarecimento de dúvidas e mais informes sobre o encontro da última sexta-feira com o BC e outros temas.

Participe pelo link abaixo:

https://us02web.zoom.us/j/87971730029?pwd=SlQrRVJlRWRNTnFHWjRoWFZMYzNSdz09

(ID da reunião: 879 7173 0029 – Senha: 308359)

Manifesto

Em comunicado divulgado neste domingo, 5, servidores do Departamento de Estatísticas (DSTAT) do BC manifestam “imensa incredulidade” com a “notícia da divulgação parcial de estatísticas do Relatório Focus”. Segundo os 23 signatários do documento, desde o início da mobilização, as decisões vêm sendo tomadas por maioria absoluta dos integrantes da equipe do setor e se essa publicação se concretizar, “à revelia dos servidores do DSTAT”, representará “uma quebra de acordo”.

O Sindicato apoia o manifesto do DSTAT, expressa solidariedade à luta dos colegas e se coloca à disposição.

Leia aqui o documento na íntegra.

Edições Anteriores
Matéria anteriorConvocatória Reunião Extraordinária Sinal BH
Matéria seguinteGreve: sem proposta e sem resposta