Edição 117 – 9/8/2016
Câmara Federal ontem
Com forte presença de servidores públicos de todo o país, os deputados voltaram ontem a apreciar o PLP 257/16, que trata da renegociação da dívida dos estados, mediante a imposição, por vinte anos, de medidas fiscais que limitam gastos à variação da inflação, inclusive relativos a despesas com pessoal.
Todo o trabalho de convencimento exercido pelos servidores públicos junto aos parlamentares, seja no Congresso Nacional ou nos seus estados e municípios de origem, fizeram com que o relator do projeto, Esperidião Amin (PP/SC), apresentasse novo substitutivo, mais enxuto, que excluiu do texto as questões atinentes à responsabilidade fiscal. A medida afasta, por ora, os riscos de os servidores federais terem seus reajustes limitados. Mas a tensão continua, com o anúncio, pelo ministro Meirelles, de que iguais restrições aplicadas aos servidores estaduais devem ser aplicadas aos servidores da União. A expectativa é que a PEC 241/16 cumpra esse destrutivo papel.
O Sinal, que esteve ontem no Congresso representado por seu diretor Paulo Lino, segue atento às movimentações parlamentares e convoca a todos a acompanhar mobilizados os acontecimentos dos próximos dias e semanas.