Número 39 - 3/8/2015

Campanha negocial e QVT, o que isso tem a ver com o nosso dia a dia?

As atribulações de um ano em que o sindicato e a categoria têm se desdobrado em ações para conseguir as melhores condições possíveis para o atendimento das demandas remuneratória dos servidores podem fazer parecer que os problemas do seu dia a dia no trabalho foram esquecidos. Isso não é verdade, como discutiremos neste espaço do Apito QVT.  

Este é um ano de negociação com o governo federal em mesas específicas que discutem itens como: o percentual de reposição das perdas inflacionárias passadas, a forma como ela ocorrerá e a implantação da modernização da carreira de especialista, buscando ao mesmo tempo o realinhamento interno das carreiras. Esse esforço exige tempo e recursos de todos nós. Contudo, a atuação de coordenação e liderança do Sinal não se limita apenas aos objetivos das revisões salariais e de valorização das atribuições de especialista do BC. 

Questões como a satisfação de servidor no exercício de sua atividade, que o leve uma maior realização de suas aspirações e capacidade profissional estão no centro das preocupações do Sinal e, em especial, da Diretoria de QVT. 

O trabalho na área de QVT no Sinal estipulou linhas e diretrizes a partir do mandato anterior e que devem se manter no presente exercício. Destacamos aqui: 

  1- A incorporação, em lugar de destaque, do tema QVT na Pauta Administrativa da Campanha Salarial do Sinal.
  2- A luta pela Valorização das Regionais do BCB, em frontal oposição ao desmonte das Regionais crescentemente praticado pela Administração Central do Banco.
  3- A defesa da implantação de Horário Flexível de Trabalho, ao invés da mera instalação de catraca.
  4- O aprimoramento do PASBC.
  5- A melhora da Gestão de Desempenho.
  6- O aperfeiçoamento da Mobilidade Funcional.
  7- O aprimoramento da Licença Capacitação.
  8 – O combate ao Assédio Moral e Sexual.
  9 – A busca por maior transparência por parte da Administração Central do Banco.
  10 – O estabelecimento de Mesa Permanente de Negociação Sinal-BCB sobre QVT.
  11- A publicação do Apito Brasil QVT e de artigos sobre QVT na Revista Por Sinal.
  12- O apoio do Sinal na participação de colegas, atuantes ou interessados em QVT, assim como de dirigentes do sindicato como palestrantes, em eventos científicos e de debates da área.

Essas linhas de atuação tiveram respaldo nas duas últimas ANDs, encontros representativos dos anseios da categoria. Na AND realizada em Manaus, consolidou-se um conjunto de sugestões em relatório produzido por um grupo de trabalho no âmbito do Sinal. No parte relativa a Gestão do Trabalho e QVT, parte II desse relatório, a agenda de QVT foi amplamente discutida e teve suas propostas aprovadas. 

O sindicato vai continuar atento e atuante nesses e em outros temas que afetem a QVT do servidor. Contamos com a colaboração dos colegas para aprofundarmos a discussão e construirmos os argumentos que atendam a todos nós.

Conte com o sindicato no seu dia a dia: Isso é QVT! 

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