Edição 675 – 23/09/2016

Candidatos a Delegado da 27ª AND – Propostas


Sinal-DF Informa de 23/09/2016

O Sinal-DF em cumprimento às regras aprovadas em assembleia para a eleição de delegados da 27ª AND, item 3, divulgadas no Sinal-DF Informa 660, de 12/09/2016, publica o documento a seguir, enviado pelo servidor Marcos Fernandes Passos, para divulgação junto aos filiados.

Filie-se ao Sinal! Juntos somos mais fortes!

Atenciosamente,

Rita Girão Guimarães
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília

1.470 filiados em Brasília


“Meus caros,

Decidi candidatar-me para participar da AND. Conversando com muitos colegas, cheguei à conclusão de que a AND “não serve para muita coisa”. Acredito que muitos compartilham dessa opinião; no entanto, se só os que “acreditam” na AND forem, nada muda. De todo modo, essa não é a razão principal da minha candidatura.

Minha principal ideia é cobrar e reforçar os desejos de uma reequiparação, tendo como premissa um “Banco Central de primeira”. A intenção é que nossos representantes não percam o foco, tampouco as oportunidades que surgem. Respondemos muito lentamente às mudanças conjunturais, temos aproveitado pouco as janelas de oportunidade que vêm-se abrindo para modernizarmos nosso Banco, como a janela da autonomia.

Não deveria ser vergonha falarmos de um Banco Central de primeira, de um Banco Central que queremos, da autonomia que queremos, o mundo fala disso. O Brasil fala disso. Os presidentes da República, do Senado e da Câmara falam disso. O Ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco fala disso. Nosso presidente fala disso. Só o servidor do Banco Central não dá sua contribuição ao debate nacional; não faz muito sentido.

Esse ponto foi só um exemplo. Precisamos de mais diálogo, nossos representantes precisam nos escutar melhor. A AND funciona e tem o mesmo objetivo desde a época em que tínhamos mimeógrafos e telégrafos, que precisávamos de telefonista para discar ao colega de outra regional… desde a época que usávamos de fichas… há servidor no Banco que nunca comprou uma ficha de orelhão para ligar! O mundo evoluiu, evidente que tivemos avanços, mas é inacreditável que a forma como tomamos as principais decisões para nós tenha mudado tão pouco: ao invés de votar em papel (ou numa assembleia), voto pela internet… e só. Existe uma definição de insanidade que resume bem isso: “insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”.

Só com isso, já fui convencido de que a AND, do jeito que está, não serve para muita coisa. São quase 100 pessoas gastando o nosso dinheiro, decidindo fazer, praticamente, as mesmas coisas que decidiram nos 2 anos anteriores… há quantos anos isso? “Correr atrás da RFB”; ter qualidade de vida no trabalho; não nos “esquecer dos aposentados”, sem ignorar a realidade e a necessidade dos ativos; olhar com mais carinho para as regionais: dificilmente teremos alguma diretriz muito diferente dessas. Gostaria, sim, que mudássemos a razão da AND, que pudéssemos usar nossos escassos recursos para executar, de fato, uma estratégia de fortalecimento da nossa carreira.

Em resumo, foram essas as razões que me motivaram a ir à AND. Não tenho grandes expectativas de que saia algo muito diferente do narrado, mas vale a tentativa. Claro que gostaria de sete horas corridas ou de home office, evidente que desejo reequiparação à medida do protagonismo de nossa instituição à sociedade, claro que tenho interesse em continuar minha carreira em um BCB de 1ª. Para isso, seria interessante, também, que reaprendêssemos a tomar nossas decisões.

Abraços,

Marcos FPassos”

Edições Anteriores
Matéria anteriorCandidatos a Delegado da 27ª AND – Propostas
Matéria seguinteCandidatos a Delegado da 27ª AND – Propostas