Edição 123- 14/11/2025

Carta aberta em apoio à Polícia Federal e em defesa da integridade institucional no combate ao crime organizado


O SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central manifesta seu apoio irrestrito à Polícia Federal e expressa profunda preocupação com eventuais limitações à atuação dessa instituição, aventadas nas discussões do Projeto de Lei (PL) nº 5.582/2025, conhecido como PL Antifacção, que tramita no Congresso Nacional.

O SINAL reconhece que a proposta surge em um momento crítico para a segurança pública, entretanto as alterações feitas pelo relator ao projeto original, encaminhado pelo Governo Federal, podem desvirtuar o propósito de combate ao crime organizado, gerando riscos ao interesse público e à autonomia das forças que garantem a segurança interna.

Inegavelmente a Polícia Federal exerce, há décadas, um papel fundamental e constitucionalmente garantido no enfrentamento de crimes de alcance nacional e internacional, inclusive financeiros, que impactam diretamente a estabilidade e a credibilidade do Sistema Financeiro Nacional.

Nesse sentido, qualquer tentativa de subordinar, restringir ou condicionar a atuação da Polícia Federal representa um grave risco institucional que ultrapassa o campo da segurança pública. Trata-se, antes de tudo, de uma questão de soberania nacional.

O SINAL reafirma sua confiança no trabalho desempenhado pela Polícia Federal, reconhece a coragem e o compromisso de seus servidores e servidoras, que diariamente defendem a sociedade com dedicação e integridade, e manifesta sua solidariedade e respeito a todos os seus integrantes.

Edições Anteriores
Matéria anteriorLideranças do Fonacate debatem atuação frente à reforma administrativa