Edição 71 – 27/4/2022

Caso não haja avanços em nossa pauta, indicativo é de retomada da greve com ainda mais força


Falta menos de uma semana até o fim do prazo para a retomada da greve, conforme decisão dos servidores do BC em Assembleia Geral Nacional, e, até o momento, não há menção a avanços significativos no que se refere às nossas demandas ou o agendamento de reuniões com a Casa Civil e a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia, para dar andamento à discussão da pauta. Caso nos próximos dias o cenário permaneça inalterado, o indicativo do SINAL é de um retorno ao movimento grevista com ainda mais força.

A decisão será tomada pela categoria em AGN na sexta-feira, 29 de abril, a partir das 14h. Confira aqui o Edital de Convocação.

Até a próxima semana seguem as paralisações diárias, das 14h às 18h, e as operações-padrão. Logo mais, às 14h, haverá nova AGN não deliberativa, para debate da mobilização e esclarecimento de dúvidas. Participe!

https://us02web.zoom.us/j/84481744961?pwd=c3hOQWVQZEVwQ1ZqbjlyR2t5SHBkdz09

(ID da reunião: 844 8174 4961 – Senha: 348195)

Dúvidas frequentes

Durante os últimos dias, algumas dúvidas referentes ao movimento em curso têm sido frequentes. Trazemos, a seguir, esclarecimentos:

Como faço com o PGD na operação-padrão?

Os lançamentos de “falta” por causa da greve empurraram automaticamente os ciclos do PGD para a frente. Como regra, a orientação do SINAL é a de que não se mexa no PGD agora, uma vez que a Dirad garantiu que, ao fim da greve, a questão será negociada de forma tranquila e flexível. Apenas nos casos em que algum servidor esteja com o ciclo encerrado é necessária uma nova negociação com sua chefia e o registro de um novo ciclo, mas sem fazer qualquer menção à “operação-padrão” ou a outras questões ligadas a paralisações. Deve-se, por fim, nesses novos lançamentos, considerar cada dia útil como de 8 horas.

Como ficou a questão dos dias parados? 

Uma vez que há grande probabilidade de voltarmos à greve no dia 3/5/2022 (haja vista o não cumprimento, até aqui, das promessas feitas pelo Presidente Roberto Campos Neto), não é possível celebrar em abril/2022 um acordo com a Dirad em relação aos dias parados. Não há como compensar as horas necessárias para receber os valores de volta se estivermos em greve em maio/2022. Contudo, ao final da greve, a Dirad já informou que haverá a negociação dos dias parados, e a legislação sobre o assunto garante tal compensação.

Outra informação: embora o lançamento de “falta” (código 6110) possa até não ser considerado ilegal, a depender da interpretação jurídica levada em conta, é no mínimo estranho. Cabe à Dirad trazer a público as razões de tal medida.

Tem alguma forma de o impacto financeiro dos dias parados ser minimizado? 

O SINAL vem tentando conversar com algumas instituições financeiras para ajudar nesse sentido. Conseguimos até agora somente o apoio da Cooperforte: a cooperativa está disposta a aceitar novos cooperados e, com isso, estes poderão conseguir um novo empréstimo ou fazer a portabilidade de seus empréstimos consignados já contraídos no banco de origem. As taxas podem ser interessantes em comparação a outras IFs. Para os atuais integrantes da Cooperforte, contudo, não haverá diferenciação em relação ao que já lhes é oferecido. Central de atendimento: 4007 2762 (capitais) e 0800 701 3766 (outras cidades).

Infelizmente uma proposta feita por colegas em assembleia não prosperou por falta de amparo jurídico e estatutário: o SINAL pagar parte dos juros nessas operações de crédito. Após consulta a nossos advogados, verificou-se que não há no Estatuto do SINAL dispositivo que permita tal medida. Assumimos o compromisso, contudo, de levar para a Assembleia Nacional Deliberativa (AND) de 2022 propostas de Fundo de Greve e de outras possibilidades que permitam, na próxima greve, termos mais opções para o Sindicato ajudar a categoria quando do desconto dos dias de greve.

É verdade que, no dia 19/4/2022, as 3 entidades mantiveram o indicativo em sigilo até a hora da assembleia?

NÃO! Não houve nada disso, como infelizmente alguns boatos equivocados sugeriram nos últimos dias. O indicativo das 3 entidades demorou a ser elaborado e só ficou 100% fechado minutos antes da assembleia, haja vista o momento ser tão complexo e delicado para a mobilização. O Conselho Nacional do SINAL, inclusive, ficou de prontidão para uma reunião de emergência às 13h, minutos antes da assembleia, a fim de, se necessário, reavaliar qualquer proposta. Contudo, após conversarmos com CENTENAS de servidores em diversos grupos de whatsapp e pelo Zoom, fechamos o indicativo um pouco antes do almoço e o levamos direto para a assembleia.

É verdade que, no dia 19/4/2022, houve manipulação da assembleia na forma de votação? 

NÃO! Não houve nada disso, como infelizmente alguns boatos equivocados sugeriram nos últimos dias. Foram respeitadas duas das tradições no SINAL sobre como conduzir votações: uma é a de sempre colocar o indicativo do Sindicato como uma das propostas a serem apreciadas e a outra é de não deixar propostas de fora. Como havia 3 propostas fortes em discussão (continuidade da greve, encerramento definitivo da greve e o indicativo de suspensão da greve feito pelas 3 entidades representativas), se uma delas não estivesse incluída na votação os seus defensores se sentiriam excluídos. Para evitar tal prejuízo, a votação teve 3 propostas (e 2 turnos de votação, caso nenhuma delas atingisse o mínimo de 50% dos votos).

Posso colocar algum aviso no Outlook, no Teams e em outros sistemas de “ausência”? 

Sim, mas sem fazer qualquer menção a paralisação ou operação-padrão. Por exemplo: “ausência temporária” ou “ausência de 14 às 18h”.

Edições Anteriores
Matéria anteriorAdvocacia Riedel alerta para tentativas de golpe
Matéria seguinteAdvocacia Riedel alerta para tentativas de golpe