Edição 84 – 16/5/2022
Categoria ainda aguarda esclarecimentos sobre proposta “ioiô”; greve segue
A categoria ainda espera esclarecimentos por parte do presidente do BC, Roberto Campos Neto, sobre as idas e vindas (ioiô) da proposta enviada – e logo depois retirada – ao Ministério da Economia na última semana. Permanece também a repercussão negativa sobre a ausência no texto da minuta divulgada de pontos muito importantes da pauta reivindicatória dos servidores, como a proporcionalidade de 60% dos subsídios dos Técnicos em relação aos Analistas.
Uma vez que tal minuta foi retirada, os servidores aguardam ainda que a direção da Autarquia apresente uma proposta formal de encaminhamento às demandas. Vale lembrar que o SINAL, o SinTBacen e a ANBCB já entregaram ao Banco Central uma pauta que contempla, dentre outros: uma nova tabela remuneratória, exclusivamente por subsídio; a definição, em lei, dos três cargos da Autarquia (Analista, Técnico e Procurador) como Exclusivos de Estado; o nível superior para os Técnicos; e a alteração da nomenclatura do cargo de Analista, preferencialmente para “Auditor Federal do Banco Central”.
Há também outros pontos que vêm sendo cobrados junto ao BC, a exemplo do acordo no tocante às ações dos 28,86%, a exclusão dos aposentados e pensionistas da Casa do alcance do Decreto nº 10.620/2021 e novo concurso público. Saiba mais sobre a pauta aqui (itens 13, 14 e 15).
Reafirmamos também a cobrança por mais transparência, haja vista o envio da minuta na última semana sem apresentação e prévia discussão com as entidades representativas do corpo funcional, que sempre estiveram à disposição para o diálogo.
AGN
Diante de tudo isso, o que nos resta é intensificar a greve em curso. E logo mais, às 14h, haverá Assembleia Geral Nacional (AGN) não deliberativa, voltada ao debate de propostas para um maior engajamento da categoria ao movimento grevista. Acesse a sala virtual no link abaixo:
https://us02web.zoom.us/j/84357750555?pwd=a3lrbHZKNzQyWFIwa054alRoK0I0dz09
(ID da reunião: 843 5775 0555 – Senha: 397827)
Participe, apresentando suas ideias para que nossa luta seja ainda mais efetiva. Você pode encaminhar sugestões para o incremento da mobilização também pelo endereço mudarosinal@sinal.org.br.
Faça parte e encoraje outros colegas a se unirem.