Edição 101 – 8/6/2022

Categoria mantém greve, adesão cresce e entidades enviam contraproposta ao BC


A greve dos servidores do Banco Central do Brasil segue e hoje, 8 de junho, vários Chefes Adjuntos e Consultores aderiram ao movimento. O SINAL convoca você, colega, que não está em greve, a também se somar e tornar mais forte a mobilização pela Reestruturação de Carreira com reajuste remuneratório.

Além de aprovar a continuidade da greve, em linha com indicativo das entidades representativas, a Assembleia Geral Nacional (AGN) deliberativa desta terça-feira, 7, decidiu também pelo envio de uma contraproposta ao Banco Central, no que se refere às reivindicações da categoria. A iniciativa visa um incremento à proposta de medida provisória apresentada pelo BC na última semana, que contempla apenas itens não salariais (nível superior para os Técnicos, mudança de nomenclatura de Analista para Auditor, três cargos do BC como Exclusivos de Estado e criação da taxa de supervisão).

Constam, portanto, da contraproposta aprovada na AGN: índice de 13,5% de reajuste nos subsídios dos Analistas e nova tabela para os Técnicos, equivalente a 60% dos Analistas; retribuição por produtividade (RPBC) nos mesmos moldes do documento enviado pela Diretoria do BC ao Ministério da Economia em 12/5/2022 pelo sistema eletrônico “Sidof”; correção de assimetrias internas e externas; melhorias no PASBC; aprimoramento nos mecanismos de gestão de pessoas (PGD e possibilidade de manutenção do teletrabalho); Centrus como previdência Complementar; exclusão de aposentados e pensionistas do BC do alcance do Decreto 10.620/2021; e negociação de um acordo em relação aos 28,86%.

Esclarecemos que o indicativo levado e defendido pelo SINAL na AGN foi de que o corpo funcional deliberasse sobre a contraproposta a ser enviada à Autarquia por meio de votação eletrônica, aberta no site do Sindicato, no período da quinta-feira ao domingo, com prazo maior para debate. Todavia, o entendimento aprovado pela Assembleia foi de votar a contraproposta já naquele momento, o que foi feito.

AGN não deliberativa

Para diálogo sobre estes e outros pontos relacionados à mobilização, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas para o incremento da nossa mobilização, logo mais, às 14h, haverá AGN virtual não deliberativa. Acesse pelo link abaixo:

https://us02web.zoom.us/j/85615007929?pwd=WTNnZjBKSHlBNWZkVHN4c1F4bEN4dz09

(ID da reunião: 856 1500 7929 – Senha: 613370)

Participe!

Novo manifesto

Documento assinado por mais de 1700 servidores e encaminhado ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, nesta terça-feira, 7, manifesta “profunda insatisfação com as omissões na nova proposta para reestruturação da carreira constante no #interAÇÃO – BC de 03 de junho de 2022”.

Na carta, os signatários reconhecem a relevância dos pleitos não salariais e seu necessário encaminhamento, mas destacam a importância de que se avance também na pauta pecuniária. “É incompreensível a ausência do Programa de Produtividade do Banco Central do Brasil – PPBC e a Retribuição por Produtividade Institucional do Banco Central do Brasil – RPBC, o mais próximo possível da primeira versão do Projeto de Medida Provisória (MP)”, afirma o manifesto.

Leia na íntegra aqui.

Edições Anteriores
Matéria anteriorAGN deliberativa: indicativo é de manter greve
Matéria seguinteGreve mantida. AGN hoje 14h!