Edição 95 - 7/8/2013

Centrais sindicais protestam hoje contra projeto de terceirização



A mobilização acontecerá em frente às federações e confederações empresariais em todo o país. 

 

De acordo com os cálculos das centrais, atualmente, os cerca de 10 milhões de trabalhadores terceirizados no país ganham 27% menos que os funcionários efetivos. Aproximadamente, 80% dos acidentes laborais acometem esses trabalhadores.

 

O Projeto de Lei 4.330/2004, do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que regulamenta a terceirização no Brasil, está previsto para entrar em votação na semana que vem na Câmara, segundo informações da imprensa.

 

Embora a iniciativa parlamentar não trate diretamente do serviço público, a atenção ao tema se faz necessária pelos riscos de adoção futura, caso o projeto se torne lei.

 

No Banco Central, por exemplo, áreas sensíveis como programação de sistemas e secretaria de departamentos já são entregues a funcionários estranhos à carreira. São competentes colegas, mas não têm a responsabilidade de servidor público concursado para lidar com as informações que por aí transitam.

 

Nosso esforço será para barrar mais essa ameaça ao bom serviço prestado pelos especialistas e procuradores do Banco Central.

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinal recebe cópia de ofício do BCB ao MPOG
Matéria seguinteFonacate debate hoje, 7, no Congresso, papel das Carreiras de Estado na reforma política e articula a votação de projetos em defesa dos servidores