Edição 58 – 12/5/2015

Centrais sindicais se unem contra projetos que atacam direitos dos trabalhadores


Foco das discussões, MP’s 664 e 665 e PL 4330/2004 são alvo de duras críticas e intitulados “pacote de maldades”

UGT, CTB, CGTB, CUT, Força Sindical, NCST, CSP-Conlutas, CSB e Intersindical se reuniram na manhã desta segunda-feira, 11 de maio, em São Paulo, para debater projetos em trâmite no Congresso Nacional, que restringem e retiram direitos dos trabalhadores. Em foco, as Medidas Provisórias (MP) 664 e 665/2014, que dificultam o acesso à pensão por morte, auxílio-doença e seguro-desemprego, entre outras coisas, e o PL 4330/2004, que versa sobre as terceirizações.

As matérias foram alvo de duras críticas pelas Centrais, que as intitularam “pacote de maldades”. É importante ressaltar que tanto a MP 665 quanto o PL 4330 já avançaram no Legislativo. Nas últimas semanas, os dois textos foram apreciados e aprovados, a contragosto da classe trabalhadora, pelo plenário da Câmara dos Deputados, que os encaminhou ao Senado Federal. Já a MP 664 encontra-se pronta para deliberação no pleno da Câmara.

Como medida de enfrentamento, as Centrais encaminham uma grande mobilização contra as MP’s, de alcance nacional, com paralisação geral no próximo dia 29. E desde hoje, rumam à Brasília para pedir ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), a revogação dos textos já encaminhados pela Câmara.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinalBH informa 356 – Participação Assembleato em Brasília
Matéria seguinteHoje no Congresso