Edição 36 - 09/04/2019

CHAPA SINAL PARA TOD@S – PRINCÍPIOS DO PROGRAMA DE AÇÃO (2019-2021) – (EM FASE FINAL DE ELABORAÇÃO)

1 – Reforma da Previdência.

O Sinal-RJ continuará a participar do Movimento Rio Contra a Reforma da Previdência, conjunto de Sindicatos do Setor Público e Associações de Trabalhador@s que atua a favor da manutenção da existência de uma Previdência Pública, que garanta Aposentadoria digna, com manutenção dos direitos adquiridos pel@s trabalhador@s brasileir@s.

2 – Remuneração por Subsídio.

A defesa da forma de remuneração por Subsídio permite que se atenda à demanda de remuneração de toda a Categoria, pois evita perdas futuras de eventuais cortes de adicionais, os chamados “penduricalhos”, e garante a remuneração condigna para tod@s @s Servidor@s.

O Sinal-RJ irá seguir, portanto, diretriz aprovada em recente Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sinal: busca permanente pelo atingimento do teto remuneratório do Executivo, sob a forma de Subsídio, com a manutenção da Paridade.

3 – PASBC.

O Sinal-RJ irá se posicionar, com coragem e determinação, a favor do fortalecimento de nosso Programa de Saúde via Melhorias de Gestão e Medidas de Promoção da Saúde, sem aumento de contribuição.

4 – Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).

 – Democratização das Relações de Poder.
– Ampliação da Participação da Comunidade do Banco Central do Brasil (Comunidade BCB) nos   Processos Decisórios.
– Incentivo à Criação.
– Respeito à Diversidade.
– Horizontalização em Lugar de Verticalização.
– Incremento da Transparência.
– Maior flexibilidade na definição de Jornada de Trabalho dos Setores de Trabalho, de forma a evitar a aplicação mecânica, informaticamente definida e gerenciada, de um modelo geral.

5 – Valorização e Fortalecimento das Regionais.

Pode-se afirmar que, ao valorizar as Regionais, o BCB deixa de ser um Agente centrado no funcionamento do Sistema Financeiro, passando a ser, de modo mais amplo, um Agente a serviço dos interesses do Estado. Pensar na forma como as decisões são construídas e tomadas, não apenas nas Regionais, mas também na Sede, pode abrir um espaço para uma efetiva mudança no relacionamento funcional. Ao perceber que seu trabalho é parte de um todo, e que ele afeta de algum modo a atuação da Instituição, @s Servidor@s passam a ter acesso a uma realização profissional mais ampla. E é esse o sentido primordial, quando se pensa em Qualidade de Vida no Trabalho.

6 – Papel do BCB na Sociedade Brasileira.

O modelo do BCB, incluindo a sua forma organizacional, deve torná-lo mais capaz de respeitar e incorporar em sua ação a imensa diversidade de vocações econômico-financeiras, identidades culturais e realidades sociais do Brasil. Assim, a presença da Instituição ao longo do território nacional, hoje limitada a Representações em nove das Capitais, a cada dia mais esvaziadas, deve ser repensada de forma radical, a partir de critérios que incluam a dimensão política da questão.

O BCB deve ser fortalecido em seu papel de Agente do Estado, pautando suas decisões de modo a considerar os interesses da Sociedade Brasileira de forma mais ampla e aberta. Nesse sentido, o processo decisório da Instituição deve ser mais fundamentado no seu quadro técnico, pela sua participação em instâncias colegiadas que guardem maior grau de democratização do que as atuais, tornando-o menos sujeito a forças externas à própria Instituição (como os interesses do Sistema Financeiro ou de Governos transitórios).

 Ações Específicas do Rio de Janeiro 

 1 – Ampliação do Espaço de Participação de Filiados na Gestão do Sinal.

O Sinal-RJ irá ampliar e reforçar a utilização de diversos instrumentos de comunicação – redes sociais, por exemplo -, incrementando fortemente a realização de Contatos, Consultas e Pesquisas de Opinião, com vistas à ampliação do espaço de participação de Filiados na Gestão de nosso Sindicato.

Em adição a isso, o Sinal-RJ irá promover, regular e frequentemente, encontros presenciais com Filiados – Assembleias, Idas a Setores de Trabalho e Cafés da Manhã – para que seja possível uma intensa interação presencial Sindicato/Categoria.

Ou seja, o Sinal-RJ irá buscar fazer ser efetivamente verdadeiro o lema Sinal para Tod@s: Muito Mais que um Nome de Chapa, uma Forma Democrática de Atuação Sindical.

2 – Gamboa.

2.1 – Servidor@s que Trabalham no Prédio da ADRJA.

O Sinal-RJ irá realizar a veemente defesa da permanência no prédio da Av. Pres. Vargas d@s Servidor@s que hoje trabalham no prédio.

Isso porque @s Servidor@s lotados no prédio da ADRJA já se manifestaram contra uma mudança desnecessária de local de trabalho para a Gamboa. As recentes obras de modernização das instalações do edifício da Av. Pres. Vargas tornaram o ambiente de trabalho adequado.

2.2 – Servidor@s que Trabalham no Prédio do MECIR.

O Sinal-RJ vai cobrar veementemente do Banco medidas que minorem as dificuldades hoje apresentadas para quem trabalha no prédio da Av. Rio Branco, enquanto não se define um local mais adequado para as atividades do MECIR.

Isso porque as atuais instalações do MECIR são inteiramente inadequadas, tanto em termos de QVT dos colegas que lá trabalham, quanto em termos da própria realização das atividades do Departamento.

3 – “Catraca”.

O Sinal-RJ irá combater eventuais constrangimentos e perdas de Autonomia Profissional – que, no limite, configuram Assédio Moral -, com especial atenção para a forma como está sendo implantado o Sistema de Controle Eletrônico de Ponto (“Catraca”).

4 – Cessão para o Judiciário.

O Sinal-RJ irá buscar mobilizar nossa Categoria para fazer face à desmotivação profissional decorrente da forma arbitrária como a Administração Regional do Banco alocou colegas quando da ocorrência de solicitação efetuada pelo Judiciário (caso recente do Tribunal do Júri), e, ainda, contra a falta de mecanismos justos de compensação por parte da Administração, demandando liberação plena para o período para o qual @s Servidor@s sejam convocad@s para prestar serviços ao Judiciário.

5 – Serviços Prestados aos Filiados.

O Sinal-RJ irá ampliar a oferta de serviços prestados aos filiados, em particular, por intermédio de novos Convênios.

6 – Preparação para a Aposentadoria.

O Sinal-RJ irá oferecer (possivelmente em parceria com entidades tais como ASBAC-RJ e AAFBC) atividade(s) de Preparação para a Aposentadoria, em decorrência do grande número de colegas que se encontram próxim@s deste momento fundamental em suas vidas.

7 – Atividades Culturais.

O Sinal-RJ irá oferecer (possivelmente em parceria com entidades tais como ASBAC-RJ e AAFBC) um Programa de Atividades Culturais para a Comunidade BCB. Alguns exemplos de Atividades são: Palestras Sobre Temas Relevantes, Projeções de Filmes Seguidas de Debates e Apresentações Musicais.

8 – Mesa Permanente de Negociação Sinal-RJ/Funcionários do Sindicato.

O Sinal-RJ irá buscar aprimorar o funcionamento da Mesa, relevante espaço de diálogo entre o Sindicato e seus Funcionários, essencial para a construção de uma Gestão do Trabalho verdadeiramente democrática, participativa.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Edições Anteriores
Matéria anteriorEdital AGRO – 24.4.2019
Matéria seguinteAMANHÃ: MOBILIZAÇÃO NACIONAL EM DEFESA DO PASBC E CONTRA O REAJUSTE DAS CONTRIBUIÇÕES DO NOSSO PROGRAMA DE SAÚDE