Edição 18 – 31/1/2020

CN do Sinal se reúne em Brasília; avaliação de conjuntura dá início aos trabalhos


O Conselho Nacional (CN) do Sinal se reúne nesta sexta-feira, 31 de janeiro, e no sábado, 1º de fevereiro, em Brasília. Na agenda do encontro, entre outros assuntos, a definição dos rumos da atuação sindical para 2020. “Temos plena ciência do momento delicado pelo qual passa o serviço público, então este encontro se mostra ainda mais importante”, afirmou o presidente do Sindicato, Paulo Lino, na abertura dos trabalhos, ao destacar as diversas ameaças e os ataques aos servidores e aos órgãos de Estado que vêm, dia a dia, sendo materializados.

Para fomentar as discussões, os conselheiros receberam o consultor legislativo e assessor parlamentar Vladimir Nepomuceno, que fez uma avaliação da conjuntura política sobre a qual se desenvolveram as mais recentes propostas em trâmite no Legislativo, que afetam o funcionalismo. Ainda, pontuou os temas que devem dominar a pauta do Congresso Nacional neste primeiro semestre. Além do plano rotulado de Mais Brasil, apresentado pelo governo no fim de 2019, que conta com as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) 186 e 188, o especialista observou que a classe deve se manter atenta à PEC 438/2018, que também estabelece cortes de gastos com pessoal na Administração.

No âmbito interno, destaque para a autonomia do Banco Central do Brasil, tema que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), manifestou interesse de encaminhar à deliberação ainda no mês de fevereiro.

Em relação ao pacote de medidas de reestruturação do setor público, capitaneado pelo projeto de reforma administrativa, que em breve será encaminhado ao Parlamento, o consultor enumerou aqueles que devem ser os eixos principais: redução dos postos de trabalho por meio de privatizações e terceirizações; fim da estabilidade; possibilidade de contratação de servidores temporários via CLT, especialmente na área administrativa; rebaixamento dos salários de entrada; diminuição do número de carreiras; novos critérios para progressão funcional e avaliação de desempenho, bem como mais restrições às atividades sindicais.

No que se refere à atuação no Parlamento, Nepomuceno reafirmou o diagnóstico de “muita adversidade” e ressaltou o papel “fundamental” da unidade, da vigilância diuturna e da intensificação dos diálogos com lideranças das duas Casas. Ações que, segundo ele, somente surtirão o efeito esperado com o respaldo das bases, em mobilizações por todo o país, aproveitando as peculiaridades do ano eleitoral. “Vai ser um jogo muito pesado, mas temos condições de reverter”, concluiu.

Edições Anteriores
Matéria anteriorEnquanto aguardam reforma administrativa, servidores têm de lidar com ameaças concretas
Matéria seguinteEm 2020, a importância de um sindicato forte ficará ainda mais evidente!