Edição 159 – 8/12/2014

Conselho Gestor da Fenafirc se reúne em Brasília


Em pauta, registro e atuação política da federação, além de filiação à Confelegis

DSC_0673-V2

Na última quinta-feira, 04 de dezembro, membros do Conselho Gestor da Federação Nacional dos Servidores dos Órgãos Públicos Federais de Fiscalização, Investigação, Regulação e Controle (Fenafirc) se reuniram, em Brasília. Em pauta, o registro legal da entidade, a elaboração de um plano de atuação política e a filiação à Confelegis. O presidente nacional do Sinal, Daro Piffer, na condição de membro do Conselho, representou o sindicato na ocasião.

A reunião da última quinta foi o primeiro evento da Fenafirc após sua inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o que ocorreu há, aproximadamente, 15 dias. Agora, os responsáveis encaminham, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, a documentação necessária para o registro sindical da federação.

Outro tema em pauta foi a sugestão de uma possível filiação da Fenafirc à Confederação dos Servidores do Poder Legislativo e Tribunais de Contas do Brasil (Confelegis). Segundo Daro, a atitude parece um tanto precipitada, uma vez que nenhuma das duas entidades possui, sequer, o registro sindical. “É preciso debater a proposta com mais calma. Primeiro devemos tomar as providências legais e definir nossa pauta de atuação política, depois deliberamos sobre o assunto”, defendeu.

Ficou decidido, então, que as entidades que compõem a Fenafirc encaminharão propostas para a elaboração da pauta, que deve conter, entre outros pontos, a luta pela licença classista com ônus para a administração pública e a defesa do direito de greve no serviço público – tema discutido no PLS 327/2014.

Edições Anteriores
Matéria anteriorCiclo de palestras na UnB debate modelo econômico e dívida pública
Matéria seguinte