Edição 127- 1/12/2025
Conselho Nacional do SINAL define principais frentes de atuação para 2026
Com o objetivo de elaborar o planejamento para 2026, o Conselho Nacional (CN) do SINAL se reuniu nos dias 28 e 29 de novembro, em Brasília. Na lista de prioridades do próximo ano, a busca de solução remuneratória e de carreira, o fortalecimento do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores (PASBC), e a luta contra a reforma administrativa e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023.

A construção de soluções para a implementação da Retribuição por Produtividade do Banco Central (RPBC) e do nível superior como critério de ingresso para o cargo de Técnico, diretrizes da articulação do SINAL, permanecerá como prioridade da atuação do Sindicato.
No âmbito do Legislativo, o CN indicou a intensificação das ações contra a reforma administrativa, haja vista os retrocessos previstos no texto da PEC 38/2025, e a manutenção do enfrentamento à PEC 65/2023.
Outro item da agenda prioritária é o PASBC, sobretudo a melhoria do atendimento aos beneficiários. Para traçar um panorama do Programa de Saúde, o Conselho Nacional recebeu, na manhã da sexta-feira, 28 de novembro, os representantes eleitos pelos servidores que integram o Comitê Gestor, Eduardo Rogério da Silva, Rodrigo Collares e Vicente Fialkoski, oportunidade para o esclarecimento de dúvidas e apresentação de demandas dos servidores das diferentes praças.

No encontro, o CN também debateu o andamento e as perspectivas das ações judiciais, aprovou o Regulamento do Fundo de Greve e Mobilização, fundo estabelecido na última Assembleia Nacional Deliberativa (AND), e definiu o orçamento do Sindicato para 2026.
