Edição 52 - 13/4/2016
Considerações dos proponentes
Caros colegas filiados, Faltam 4 dias para o final da votação direta sobre a alteração do estatuto do Sinal. Uma alteração pra fazer história e de alcance profundo por trocar um colégio de representantes para um colégio dos filiados. Não mais os filiados servindo aos representantes, mas esses cumprindo a deliberação dos filiados.
A ênfase nesse novo processo sindical traz atitudes reacionárias a quem quer manter o monopólio e bloquear a democracia. Comecemos por falar do bloqueio.
A votação teve inicio em 31/3 e, nesse período, buscamos entrar em contato com os filiados várias vezes por solicitação ao Sinal Nacional para o envio de mensagens sobre a proposta aos endereços eletrônicos dos filiados e para publicação de nossas opiniões/esclarecimentos, na coluna Palavra do Filiado, do Apito Brasil. O acesso foi bloqueado, exceto o do próprio dia 31/03! Foram golpes contra a democracia. Um inaceitável bloqueio porque retirou dos filiados a oportunidade de acesso a todas as informações.
A direção do Sinal recriou o blog e nos sugeriu que era aquele o melhor espaço para a publicação de nossas matérias. Achamos importante a recriação do blog e publicamos ali algumas de nossas opiniões/esclarecimentos. Entretanto as publicações do blog não vão ao filiado, portanto insuficientes.
Ora, fomentar o debate faltando 4 dias para o final da votação!! Esse debate não deveria ter sido estimulado desde o dia 31/3? Qual é o problema de se discutir uma proposta que está de pleno acordo com as disposições estatutárias e regulamentares vigentes e que foi subscrita por mais de 800 filiados? Foi simplesmente o medo de perder o monopólio.
Mérito
A proposta em votação traz inovações fundamentais. A primeira é a votação eletrônica para todas as propostas de interesse dos filiados/servidores. Não há qualquer contradição na solução formulada. Ela está correta. Deixará para a assembleia presencial a votação da greve, sendo certo que, na construção de propostas ou na avaliação de propostas do governo, haverá previamente a deliberação dos filiados/servidores, pela votação eletrônica. A segunda é a criação de direitos para os filiados que garantem a ampla interação entre os todos e assegura todas as oportunidades de propostas, debates e votação, em amplitude nacional. Fato inédito para o nosso sindicato. A terceira é a inclusão tecnologias que viabilizam os propósitos anunciados para deixar garantido que à declaração de intenções são necessários os respectivos meios para viabiliza-la.
Urgência e Oportunidade
Aprovar a proposta de alteração estatutária prepara o Sinal para a conjuntura adversa em que vivemos. É preciso interagir muito bem para o enfrentamento da realidade e essa interação se dá pelo processo proposto. Além disso, a oportunidade é única. O processo de alteração estatutária pela AND não acontece por vontade dos filiados, mas somente por essa votação direta. Na AND prevalece a vontade do Conselho Nacional, em geral ignorando a voz dos filiados.
Unidade e Votação
ENTRE NO SITE DO SINAL E EXERÇA SEU DIREITO PLENO. São quatro votações, todas pelo SIM. Reconstruamos a união entre todos nós. É pela unidade que temos chance de vencer. A unidade tem que ser pelos filiados diretamente. E essa unidade depende do seu voto. Para votar SIM SIM SIM SIM, clique em: http://sinal.org.br/filiados/total_votantes_votacao_2016.asp
Comissão Organizadora da votação direta pela união dos filiados do Sinal