Edição 52 - 13/4/2016

Considerações dos proponentes


Caros colegas filiados, Faltam 4 dias para o final da votação direta sobre a alteração do estatuto do Sinal. Uma alteração pra fazer história e de alcance profundo por trocar um colégio de representantes para um colégio dos filiados. Não mais os filiados servindo aos representantes, mas esses cumprindo a deliberação dos filiados.

A ênfase nesse novo processo sindical traz atitudes reacionárias a quem quer manter o monopólio e bloquear a democracia. Comecemos por falar do bloqueio.

A votação teve inicio em 31/3 e, nesse período, buscamos entrar em contato com os filiados várias vezes por solicitação ao Sinal Nacional para o envio de mensagens sobre a proposta aos endereços eletrônicos dos filiados e para publicação de nossas opiniões/esclarecimentos, na coluna Palavra do Filiado, do Apito Brasil. O acesso foi bloqueado, exceto o do próprio dia 31/03! Foram golpes contra a democracia. Um inaceitável bloqueio porque retirou dos filiados a oportunidade de acesso a todas as informações.

A direção do Sinal recriou o blog e nos sugeriu que era aquele o melhor espaço para a publicação de nossas matérias. Achamos importante a recriação do blog e publicamos ali algumas de nossas opiniões/esclarecimentos. Entretanto as publicações do blog não vão ao filiado, portanto insuficientes.

Ora, fomentar o debate faltando 4 dias para o final da votação!! Esse debate não deveria ter sido estimulado desde o dia 31/3? Qual é o problema de se discutir uma proposta que está de pleno acordo com as disposições estatutárias e regulamentares vigentes e que foi subscrita por mais de 800 filiados? Foi simplesmente o medo de perder o monopólio.

Mérito

A proposta em votação traz inovações fundamentais. A primeira é a votação eletrônica para todas as propostas de interesse dos filiados/servidores. Não há qualquer contradição na solução formulada. Ela está correta. Deixará para a assembleia presencial a votação da greve, sendo certo que, na construção de propostas ou na avaliação de propostas do governo, haverá previamente a deliberação dos filiados/servidores, pela votação eletrônica. A segunda é a criação de direitos para os filiados que garantem a ampla interação entre os todos e assegura todas as oportunidades de propostas, debates e votação, em amplitude nacional. Fato inédito para o nosso sindicato. A terceira é a inclusão tecnologias que viabilizam os propósitos anunciados para deixar garantido que à declaração de intenções são necessários os respectivos meios para viabiliza-la.

Urgência e Oportunidade

Aprovar a proposta de alteração estatutária prepara o Sinal para a conjuntura adversa em que vivemos. É preciso interagir muito bem para o enfrentamento da realidade e essa interação se dá pelo processo proposto. Além disso, a oportunidade é única. O processo de alteração estatutária pela AND não acontece por vontade dos filiados, mas somente por essa votação direta. Na AND prevalece a vontade do Conselho Nacional, em geral ignorando a voz dos filiados.

Unidade e Votação

ENTRE NO SITE DO SINAL E EXERÇA SEU DIREITO PLENO. São quatro votações, todas pelo SIM. Reconstruamos a união entre todos nós. É pela unidade que temos chance de vencer. A unidade tem que ser pelos filiados diretamente. E essa unidade depende do seu voto. Para votar SIM SIM SIM SIM, clique em: http://sinal.org.br/filiados/total_votantes_votacao_2016.asp

Comissão Organizadora da votação direta pela união dos filiados do Sinal

Edições Anteriores
Matéria anteriorConsiderações do Conselho Nacional
Matéria seguinteFiliado, AGN para apreciação da proposta de alteração estatutária se encerra no próximo domingo, 17