Edição 61 - 3/4/2024

Considerações sobre a votação eletrônica acerca da PEC 65/2023


A categoria atendeu ao chamado do SINAL e expressou sua vontade, restando vencedora a terceira opção do questionário: “Sou contra a PEC 65, independente de alterações”. Mais uma vez, agradecemos a cada colega que, de maneira democrática, registrou sua opinião, posicionamento que, independente do resultado da votação eletrônica, merece ser respeitado. O SINAL agora trabalhará para cumprir a decisão da Assembleia Geral Nacional encerrada nesta terça-feira, 2 de abril.

Ao fim do processo, ficou claro que o grande derrotado desta etapa deliberativa foi o presidente do BC, Roberto Campos Neto, que, sem qualquer diálogo prévio com os servidores, produziu uma matéria que não confere as proteções necessárias à Autarquia e a seus servidores ativos, aposentados e pensionistas. Caso houvesse uma negociação prévia, o resultado da consulta ao corpo funcional provavelmente seria outro.

Vale destacar que, considerando apenas os servidores ativos, a terceira opção da pesquisa obteve 51% dos votos. Logo, se mostraram equivocadas, precipitadas e, por óbvio, contraproducentes as segmentações criadas com o objetivo de rotular e causar divisões entre os diferentes grupos da carreira (ativos e aposentados, por exemplo).

Outro aspecto que importa observar é a tempestividade. Passados quatro meses da apresentação da matéria, o tema foi debatido amplamente e, agora, alvo de análise por parte da categoria. Enquanto a PEC 65/2023 segue à espera de discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, o SINAL já se encontra pronto a atuar conforme indicativo dos servidores do BC.

Ao passo que seguiremos trabalhando, recomendamos aos colegas calma e serenidade na continuidade dos diálogos. O momento é de fortalecermos a coesão em torno da defesa da carreira de Especialista do Banco Central.

Confira aqui mais informações e o resultado completo da votação eletrônica. Conforme previsão estatutária, por se tratar de uma AGN, o resultado da deliberação é público.

Edições Anteriores
Matéria anteriorPauta específica: AGN nesta quinta-feira decidirá próximos passos
Matéria seguinteConfira o Resultado VE -PEC 65/2023