Edição 43 – 15/3/2021

Consulta pública para o mercado e “prato feito” para os servidores


A Edição nº 595 do boletim Conexão Real, da sexta-feira, 12 março, noticia que o Banco Central, em uma medida salutar, colocou em consulta pública normas sobre critérios de sustentabilidade nas operações de crédito rural. A consulta busca fomentar o debate público e a ampla participação dos cidadãos e das organizações com interesse na matéria e estará disponível até 23 de abril, no sítio eletrônico do BC.

O Sinal tem insistido há tempos com a direção do órgão que, assim como se pratica há anos em relação ao público externo, se adote o mesmo procedimento de consulta ampla, internamente, nas normas que regulamentam as atividades dos servidores da Autarquia.

Programa de Gestão, Regulamento do PASBC, Programa de Pós Graduação e outros dispositivos poderiam ter sido melhorados em sua concepção, pois não é crível que o conjunto de servidores de um dos órgãos mais conceituados do Estado brasileiro não tivesse uma única ideia que viesse acrescentar qualidade ao texto proposto.

Se para o público externo a direção do BC demonstra, como deve ser, transparência e consideração, para os servidores ainda temos o arcaico método do “prato feito”, imposto goela abaixo.

É hora de mudar! Evoluir! E nada melhor do que começar uma nova era chamando a participação dos servidores para a elaboração das normas complementares que regulamentarão a Resolução 67/2021, que dispõe sobre o “Programa de Gestão e Desempenho das atividades desenvolvidas pelos servidores das carreiras do BC”.

Vamos construir um BC melhor, promover também o debate entre administração e servidores, nas questões de interesse comum.

Unidos, somos mais fortes!

Edições Anteriores
Matéria anteriorPEC 186: A BOMBA
Matéria seguinteSeminário Fonasefe: Sinal coordena painel logo mais, às 13h