Edição 102 – 14/7/2016

Contra risco de veto, Sinal oficia MP e Casa Civil


O Sinal busca diálogo junto a representantes do Executivo visando que a sanção presidencial ao PLC 36/2016 não contenha qualquer veto que desfigure a versão original aprovada pelo Senado Federal na última terça-feira, 12 de julho, que, além do reajuste salarial parcelado, garantia, dentro do processo de modernização da carreira de Especialista do Banco Central do Brasil, a classificação do cargo de Técnico como de Nível Superior, mantendo na íntegra os termos do acordo firmado com o governo em dezembro de 2015.

Em ofício protocolado no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), nesta quarta-feira, 13, o Sindicato solicita audiência, urgentemente, com o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SEGRT), Augusto Akira Chiba, com o intuito de assegurar a sanção integral do texto aprovado no Congresso. No documento, o Sinal argumenta que a vinculação do nível superior ao cargo de técnico é fruto de uma “série de acordos”, assinados com o governo nos últimos dez anos. A petição também ressalta que a mudança tem como objetivo de “incrementar a qualificação dos cargos da Autarquia” e finaliza recordando a situação dos celetistas da ativa, também alcançada pelas resoluções da última campanha salarial e que aguardam encaminhamentos do governo para a concretização de seus reajustes.

Ainda na terça-feira, data de aprovação do reajuste, o Sinal, juntamente com o Unacon Sindical, instituição que representa servidores do Tesouro Nacional e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (antiga CGU), endossaram ofício endereçado ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, também exigindo audiência com o órgão. As entidades ressaltam o longo processo de interlocução com o governo, que culminou com a assinatura dos acordos com as entidades e justificam que a exigência de nível superior para ingresso no cargo de técnico não constitui qualquer “transposição” de cargo, conforme alegaram parlamentares descomprometidos com a qualificação do serviço público.

O Sinal, independentemente de suas iniciativas, reforça, conforme ofícios de sexta e terça feira últimas, sua cobrança por uma manifestação efetiva do presidente do BC, Ilan Goldfajn, e de sua Diretoria Colegiada, favoravelmente aos pleitos dos servidores do BC.

Em Tempo:

O Secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Augusto Akira Chiba, atendendo à solicitação do Sinal, recebeu há pouco os representantes da diretoria do sindicato, Daro Piffer, presidente, Jordan Alisson e Paulo Lino, diretores de Assuntos Jurídicos e Relações Externas, respectivamente.

IMG-20160714-WA0000

Representantes do SintBacen também participaram da reunião.

O Secretário afirmou que técnica e juridicamente não há o que se questionar sobre o acordo assinado e que procurará o Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, não só para prestar essa informação, mas, principalmente, para levar a enorme preocupação das entidades com o possível veto presidencial que poderá afetar a modernização da carreira de Especialista do Banco Central.

Sobre a questão do reajuste dos celetistas da ativa o Secretário disse que foi informado que ainda existiam algumas pendências em sua área jurídica, mas se empenharia pessoalmente para trazer uma solução para o próximo encontro, que será marcado no prazo mais curto possível, assim que o assunto tiver evoluído naquele Ministério.

Edições Anteriores
Matéria anteriorFonasefe protocola ofício junto ao Planejamento
Matéria seguinte“Está na hora desta Casa propor um projeto de lei de responsabilidade social”, afirma Daro Piffer em audiência na Câmara