Prezados (as) Colegas,
Amanhã, 3 de junho de 2014, será dada posse a 250 dos 1.035 aprovados em todas as etapas do Concurso de especialista do Banco Central. Para receber os novos colegas, que tomarão posse em Brasília, realizaremos, após a cerimônia, um coquetel, acompanhado pela apresentação musical da Orquestra das Senhoritas.
A iniciativa faz parte do Programa Acolhida, estruturado pelo Conselho Regional em Brasília, pensando na melhor forma de receber esses novos colegas. O programa, que recebeu da Diretoria Nacional do Sinal mandato e autonomia para agir e falar em nome do Sindicato, contou ainda com a importante parceria da Asbac e com o apoio da Fenasbac.
A princípio, o Programa Acolhida envolveria quatro projetos: atendimento virtual, a partir do grupo criado no Facebook, ‘Sinal 2ª fase Bacen’; atendimento presencial, durante o curso de capacitação (Procap); confraternização na Asbac, no primeiro dia de aula, e festa de posse.
Ganhou destaque especial o grupo do Facebook, “Sinal 2ª fase Bacen”, que contou com a colaboração de alguns já servidores e com a participação de 90% dos aprovados. No grupo, o pleno fluxo colaborativo entre os participantes foi diário. Graças à ferramenta, foi promovida a integração, esclarecidas dúvidas, sanados motivos de stress, além de se ter dado oportunidade para o surgimento de demonstrações de solidariedade e cooperação, formando-se um verdadeiro espírito de comunidade entre os futuros servidores.
Entretanto, durante a execução do programa, um objetivo acabou se mostrando muito mais relevante do que os demais: lutar pela posse de TODOS os aprovados e contra a crise de RH da nossa instituição. Do pedido de autorização para a realização de concurso para 1.750 vagas, o Ministério do Planejamento autorizou apenas 500. Do pedido de nomeação de 750 vagas, o Ministério do Planejamento autorizou somente 250.
Hoje, o Banco Central do Brasil:
· Está com o menor efetivo desde 1975.
· Possui o 6º menor efetivo para cada 100 mil habitantes, considerando estudo comparativo de 176 países.
· Teve redução de 20,26% da força de trabalho após a crise internacional de 2007/2008, quando os principais organismos internacionais recomendaram reforço na supervisão.
Diante da posse diminuída e da necessidade de empenhar nossos recursos para lutar pela posse de TODOS, ajustamos o projeto festa de posse, para um coquetel com apresentação da Orquestra de Senhoritas, para o qual ora convidamos a todos a participarem, nesta terça-feira, 03.06, a partir das 17h00, no hall dos auditórios do Edifício Sede do BCB.
Quanto à luta pela posse dos demais aprovados, informamos que continuamos trabalhando junto à Comissão dos Aprovados em diversas frentes, além de estarmos em contato com diversos parlamentares. Com todo esse trabalho já conseguimos alcançar, inclusive, significativa repercussão para a nossa causa:
Matéria no Valor Econômico:
https://portal.sinal.org.br/noticias-recentes/bc-sofre-com-ajuste-e-nao-consegue-recompor-quadro/
Audiência Pública na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público:
http://www.camara.leg.br/internet/ordemdodia/integras/1256503.htm
Petição Pública:
http://www.peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=BR72451
Mais informações sobre a luta pela posse de TODOS os aprovados:
http://www.aprovadosbacen.com.br/
http://www.apagaonobacen.com.br/
https://www.youtube.com/channel/UCTCzVDv9A7xVYzewf5Wuj6w
Atenciosamente,
Sinal – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central
Seção Regional Brasília