Edição 9 – 29/1/2016

Da dificuldade de acesso às informações do Banco Central por parte do servidor aposentado


Há quem diga que a vida recomeça após a aposentadoria. Após um longo período de atividade laboral na esfera pública ou privada, o trabalhador se afasta das obrigações e responsabilidades associadas à atividade profissional para assumir mais plenamente outras obrigações e responsabilidades. Sim, a vida do trabalho continua, mas com outros matizes.

No nosso canto, o servidor aposentado do Banco Central do Brasil mantém especial relação com a instituição onde dedicou boa parte de sua vida produtiva. Dada a conhecida importância do BCB no dia a dia do cidadão, ele sente, muitas vezes, necessidade de manter algum outro vínculo, além dos de recebimento de remuneração da aposentadoria e de assistência médica.

O acesso ao sistema de informações do Banco Central por quem já não possui vínculo como servidor da ativa nem sempre é fácil. Há algum tempo atrás, esse acesso era realizado pela instalação em computador doméstico de um aplicativo denominado PASCS10. Contudo, recebemos a informação de que esse aplicativo não está sendo mais atualizado, devendo ser descontinuado em breve.

A alternativa posta de acesso ao Sisbacen pela administração do BCB é o Sisbacen Web que pode ser aberto em uma tela de navegador de internet (Internet Explorer ou Mozilla Firefox). O link de acesso está no link Espaço do servidor – saiba mais, na página da internet do BCB, ou, diretamente, no endereço www3.bcb.gov.br/sisbacenweb.

Para facilitar esse acesso por parte do servidor aposentado, sugerimos um roteiro para quem não dispõe ainda de cadastro no Sisbacen.

1. Contatar o Depes na sua regional para a realização de cadastro de identificação e senha com o master responsável. Caso não tenha conhecimento desse contato na sua regional, ligar para o Depes, em Brasília (tel. 61 3414 3900).

2. Instalar o Java e habilitar no navegador, caso isso não seja feito automaticamente. Em caso de dúvida, pode-se contatar o apoio de informática do BCB em Brasília (tel. 61 3414 2156) ou na representação de informática da sua regional.

3. Ao preencher os dados de identificação na página do Sisbacen Web, o servidor deverá informar o quadro extraordinário ao qual está vinculado (QUERJ, para Rio de Janeiro; QUESP, para São Paulo etc.), o nome de operador (que é o login), além da senha. O campo dependência não é obrigatório e deve ficar em branco.

4. Ao fim do preenchimento, clicar em entrar.

Entendemos que os colegas da informática poderiam colocar esse acesso ao Sisbacen Web na primeira página do sítio do BCB, junto com o do Pasbc, no Espaço do servidor. O colega aposentado merece esse cuidado maior no seu relacionamento a instituição.

Edições Anteriores
Matéria anteriorFração Patrimonial da Centrus: Sinal conquista vitória na justiça
Matéria seguinte