Edição 67 – 30/5/2014

“Debates com impacto financeiro só a partir do ano que vem”, diz ministro da Secretaria-Geral da Presidência aos servidores públicos federais


Em mais uma tentativa de diálogo com o Governo, centenas de servidores públicos federais manifestaram-se nesta quinta-feira, 29, na Capital. Uma pequena comissão, representando o Fórum dos Servidores Federais, integrado pelo Sinal, foi recebida pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. 

O Ministro, principal interlocutor do governo com o movimento social, comprometeu-se a entregar pessoalmente à presidente Dilma Rousseff a carta com a pauta geral da Campanha Salarial 2014 do funcionalismo federal, entregue pela comissão. Como várias categorias representadas por algumas dessas entidades já se encontram em greve, Carvalho afirmou que iria conversar com a ministra Miriam Belchior para auxiliar na abertura de um canal efetivo de negociações com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), órgão responsável pela relação governo-servidores. 

Na breve reunião, Gilberto Carvalho reforçou o discurso do governo, afirmando que “os acordos estão sendo cumpridos com as categorias”. Por essa razão, segundo ele, debates com impacto financeiros só seriam possíveis “a partir do ano que vem”, em que pese o caráter dito permanente das negociações. 

A marcha dos trabalhadores do serviço público vivenciou um fato inusitado, já na Praça dos Três Poderes, ao chegar em passeata da Esplanada dos Ministérios: mesclou-se aos integrantes da Banda da Marinha, que realizavam ali uma cerimônia cívica.  O evento, diante do Palácio do Planalto, não impediu, porém, os manifestantes federais de estenderem a faixa: “Dilma, atenda as reivindicações dos servidores”.

Foto: Condsef
Foto: Condsef

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorParalisação e reunião no MPOG marcam luta pela modernização da carreira de especialista
Matéria seguintePEC 555/2006 – Votação já