Edição 89 – 29/7/2014
Denúncias de fraudes e desvios em fundos de pensão mostram importância da participação de novos servidores nos conselhos da Funpresp
Hoje, 29, é o último dia para adesão à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal – Funpresp – para quem quiser participar das eleições aos conselhos Deliberativo e Fiscal e comitês de Assessoramento Técnico dos planos de benefícios do Executivo (ExecPrev) e Legislativo (LegisPrev). A obrigatoriedade de adesão vale para eleitores ou candidatos.
Reportagem publicada no jornal O Globo do dia 23, provam, mais uma vez, a necessidade de amplo envolvimento de servidores contratados a partir de fevereiro de 2013 nas eleições aos conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), como noticiado pelo Apito 87, de 21 de julho.
Desde a primeira eleição para o Conselho Deliberativo da Centrus, o Sinal sempre se posicionou pela defesa das eleições de candidatos por ele indicados. Por essa razão, garantimos que o dinheiro da Centrus não fosse aplicado em fundos de investimento por indicação política contrária à opinião dos gestores do fundo.
Vale lembrar que ainda no mês anterior à instituição da Funpresp, em fevereiro do ano passado, denúncia contra um dos indicados para a presidência foi tema de várias reportagens.
O Sinal reitera, portanto, o convite à participação dos novos colegas neste primeiro processo eleitoral da entidade. Somente com o acompanhamento e fiscalização dos novos colegas pode-se tentar evitar que outras denúncias manchem e prejudiquem o fruto do trabalho no momento em que o servidor mais precisar: em sua aposentadoria.
Acompanhe o edital e outras informações sobre o processo eleitoral no portal da Funpresp.
Fiscalize seu patrimônio e o de todos os cidadãos
Participe!