Deputados pedem vista e votação de projeto sobre negociação coletiva na administração pública é adiada


A apreciação do relatório do PL3831/2015 na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara, prevista para esta quarta-feira, 28 de junho, foi adiada, em razão de pedidos de vista dos deputados Daniel Vilela (PMDB/GO), Daniel Almeida (PCdoB/BA), André Figueiredo (PDT/CE) e Wolney Queiroz (PDT/PE). A matéria estabelece a negociação coletiva na administração pública direta, nas autarquias e nas fundações públicas dos poderes da União, dos Estados e do Distrito Federal.

Jordan Alisson, presidente, e Daro Piffer, diretor de Estudos Técnicos do Sinal, acompanharam a reunião.

Diante da solicitação dos parlamentares – que requer mais tempo para a análise do projeto – o desejo da relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), é que o assunto volte à pauta da CTASP já no próximo dia 5 de julho. “Eu realmente faço um apelo penhorado a toda essa comissão para que na próxima sessão, vistas realizadas, nós possamos votar algo que é fundamental, e que possamos aprovar a matéria na semana que vem”, ponderou.

Daro Piffer reforçou o pleito da relatora, exigindo celeridade na deliberação acerca do texto, que atende a uma demanda histórica da categoria. “Esse é um dos pontos da Convenção Coletiva 151 da OIT, publicada há 39 anos, da qual o Brasil é signatário, mas que, até agora, não a incorporou em nosso sistema legal”, observou.

Aprovação urgente

Em audiência pública, ainda na CTASP, para discussão do projeto, na última terça-feira, 27, diversas lideranças sindicais defenderam a aprovação imediata do PL3831/2015. “Já perdemos muito tempo, após a ratificação da Convenção 151, para conseguir um instrumento que nos dê garantias mínimas de negociar”, afirmou Jordan Alisson na ocasião.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorPalavra do filiado
Matéria seguinteChega de Perder: Sinal convoca para Ato nesta sexta-feira, 30 de junho, e solicita audiência com o Presidente Ilan Goldfajn