Edição 144 – 24/08/2018

Direx discute demandas da categoria com servidores em Salvador


Representantes da Diretoria Executiva Nacional (Direx) do Sinal se reuniram com servidores do BCB lotados em Salvador na tarde desta quinta-feira, 23 de agosto. Em pauta, uma série de demandas, em especial inerentes à rotina laboral da categoria. Jordan Pereira, presidente, Epitácio Ribeiro, diretor de Relações Externas, e Rita Girão, diretora de QVT do Sindicato conduziram a atividade, acompanhados do presidente regional Manoel Cunha.

Gestão

Temas centrais do encontro, explanados por Rita Girão, os parâmetros para controle de frequência, teletrabalho e gestão de desempenho, suscitaram questionamentos e críticas à direção do BC. Alvos de inúmeras queixas na agenda da Diretoria de QVT, que percorreu outras praças da Autarquia pelo país, os mecanismos de avaliação voltaram a ganhar destaque. Os presentes mostraram-se insatisfeitos diante de um modelo que prioriza a carga horária do servidor e não a efetividade de seus resultados, o que pode gerar ainda mais desequilíbrio no tratamento institucional às diferentes carreiras. Foi criticada, também, a falta de gestão e a ineficiência na definição de processos de trabalho, que deveriam refletir a realidade da Autoridade Monetária.

Preocupação, ainda, com a preservação das sedes regionais do órgão. A subordinação dos Gerentes Administrativos à chefia de gabinete da Diretoria de Administração (Dirad) e o esvaziamento de atribuições do Departamento do Meio Circulante (Mecir) em Porto Alegre, por exemplo, são indícios, para muitos, de uma desvalorização que contraria o discurso da direção do Banco Central.

Outros pontos

Reestruturação de carreira, PASBC, assédio moral e risco de adiamento dos reajustes foram outros temas abordados. O presidente Jordan Pereira salientou o cronograma de discussões que envolvem a 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND), ocasião em que todos os filiados podem contribuir para a construção da pauta reivindicatória do corpo funcional, bem como das frentes de trabalho para solução dos pleitos, como aqueles apontados durante o evento desta quinta-feira.

Além de Salvador, BelémBrasíliaFortalezaRecife definirão na próxima semana suas bancadas regionais para a AND, que ocorre de 26 a 30 de novembro na capital pernambucana. Clique nos nomes das cidades acima para conferir os editais de convocação na íntegra.

Por fim, Epitácio Ribeiro conclamou a categoria a assumir um papel de protagonismo no processo eleitoral que se aproxima, de modo a eleger quadros comprometidos o fortalecimento do serviço público e a valorização dos servidores, destacando que o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual o Sinal é membro, tem convocado os candidatos a endossarem a sua carta de princípios, que contém  as diretrizes de valorização do setor.

Edições Anteriores
Matéria anteriorCandidatos inscritos a delegados da 28ª AND
Matéria seguinteCandidatos inscritos para Delegado da 28a AND por Brasília