Edição 134 – 13/10/2014
Direx do Sinal passa por Salvador e Recife
Além de dialogar com servidores do BC, diretoria articula novos planos de ação para o restante do ano
A Diretoria Executiva do Sinal esteve presente nas regionais do sindicato em duas capitais nordestinas – Salvador e Recife – na última semana. Além de dialogar com servidores do Bacen sobre as demandas de carreiras que compõem o quadro da autarquia, o encontro serviu também para articular novas estratégias para o restante deste ano.
Em ambas as cidades, o presidente Daro Piffer expôs a motivação da XXVI AND do Sinal, que ocorrerá entre os dias 3 e 9 de novembro, em Manaus. Também comentou sobre as recentes e intensas discussões sobre autonomia e independência do Banco Central, travadas no calor da disputa eleitoral.
Tanto soteropolitanos quanto recifenses apresentaram seus pontos de vista sobre a estruturação do sindicato e reivindicações a serem trabalhadas no ano que vem, assuntos sobre os quais foram convidados a escrever nos blogs da AND. Estes permanecem abertos às considerações dos filiados até o dia 15, quando se inicia a produção do relatório final dos três grupos de discussão.
Dois outros assuntos também foram fortemente destacados nas duas regionais nordestinas: a modernização da carreira de Especialista e a avaliação de desempenho. O primeiro é bandeira primaz do Sinal, conforme definido em AND’s anteriores, considerando-se a exigência de nível superior no ingresso a todos os cargos da carreira como pressuposto fundamental. Já a avaliação de desempenho deve ser unicamente utilizada para promover a atuação do corpo funcional, afastando-se qualquer caráter punitivo, implicitamente incluído no modelo que se gesta na administração do Banco.
A respeito das eleições, a Direx avalia o Congresso emergente das urnas como mais conservador que o atual, com a redução da bancada sindical, o que faz prever esforço aumentado nos embates a este respeito. Para o trimestre final deste ano, os trabalhos deverão priorizar a aprovação dos relatórios das PEC’s 443 e 147 na Comissão Especial, a votação da PEC 555 na Câmara e a regulamentação da Convenção 151, sobre negociação coletiva no serviço público.
Sobre o já anunciado Seminário da Campanha Unificada dos Servidores Federais, o Sinal participará com pauta e delegação definidas pela AND, mas desde já algumas teses merecem a atenção dos servidores do BCB: eliminação das diferenças salariais internas entre as carreiras; reajuste linear para todo o serviço público federal, com reposição das perdas inflacionárias; e equiparação dos benefícios com os demais poderes.