Edição 71 – 1/6/2015
Duplicou!
Mais de 700 colegas acorreram às assembleias regionais nas dez sedes do BCB!
O BC amanheceu embalado por faixas explicativas da situação dos seus servidores neste tempo de ajuste fiscal. No início da manhã, os colegas ativos e aposentados de todo o Brasil vieram às portas do BC atender à convocação do Sinal para o Dia Nacional de Lutas do Servidor do BC. Veja as fotos:
A expressiva presença para a cobrança do presidente Tombini pela pauta exposta à autoridade durante a semana permitiu às AGRs, sucessivamente e em quase todas as seções regionais, decretar a paralisação das atividades do BC na manhã de sexta. Em Brasília, uma expressiva comissão dirigiu-se ao gabinete do Ministro Presidente para localiza-lo no exterior, mas a pressão foi bastante para obrigar seu chefe de gabinete a agendar reunião para segunda feira, 1.6, às 15 horas, que tratará dos itens gerais e específicos apresentados na semana anterior.
Em algumas regionais, os servidores avançaram ainda mais: tendo em vista o pedido do Fórum do Servidores Federais ao Mpog para retomada das negociações no próximo dia 10.6, com vista à pauta financeira da campanha unificada, surgiu o indicativo de nova paralisação na data, que deverá ser referendada em assembleia nacional convocada para a véspera do evento!
Quando o ministro Nelson Barbosa apresentou o contingenciamento federal ao Congresso, disse também que as despesas com pessoal no próximo ano deverão guardar a mesma relação com o PIB deste ano. Com as perspectivas de recessão neste 2015, não é necessário muita conta para ver que a expansão da folha, no que depender do governo, seria inferior à inflação. E o aumento salarial, portanto, ainda menor!
Prepare-se colega, pois nesse período muita luta precisará ser empreendida para impedir a acentuada queda do seu poder de compra que se anuncia.