Edição 32 – 23/2/2022
É amanhã! Confira informações sobre a paralisação desta quinta-feira, 24
Servidor do BC, sua participação na paralisação desta quinta-feira, 24 de fevereiro, será decisiva para o sucesso da luta em curso. Vamos todos cruzar os braços, das 14h às 18h, conforme aprovado em Assembleia Geral Nacional, pela Reestruturação de Carreira, com reajuste salarial. Durante a mobilização, haverá evento virtual, com transmissão pela página do Sinal no YouTube (youtube.com/apitotv).
Na data em que a chamada lei de autonomia do BC completará um ano, protestaremos por maior valorização, haja vista as demandas funcionais, como a modernização de atribuições e prerrogativas da categoria, não terem sido na referida lei.
Reivindicaremos, também, o reajuste, via subsídio, de modo a atenuar nossas consecutivas perdas remuneratórias. Conforme aponta o Corrosômetro, a corrosão inflacionária sobre os salários já supera os 33%, em relação ao patamar de julho de 2010. Em valores atuais, foram mais de 31 salários, se considerado o 13º, deixados de receber no período. Saiba mais aqui. Não bastasse a redução do poder de compra, ainda corremos o risco, caso uma recomposição equivalente não nos seja concedida em 2022, de ver as injustificáveis assimetrias remuneratórias com carreiras congêneres acentuadas.
Portanto, o momento é de reforçar a luta.
Programação
A atividade virtual desta quinta-feira contará com debate sobre a mobilização em curso, das 14h às 16h. Das 16h às 18h, haverá reunião do Grupo de Trabalho que discute o Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC), com palestra, ministrada pela psicóloga e mestre em Estudos Culturais Contemporâneos, Cristina Marília da Silva, sobre o tema “O envelhecimento na contemporaneidade”, e a presença dos representantes dos beneficiários no Comitê Gestor do Programa.
Durante a paralisação recomendamos a todos que mantenham desligados o computador e os sistemas de trabalho. Aqueles que quiserem, podem acrescentar no Teams, no Outlook e em outros sistemas um aviso de “ausente das 14h às 18h”. Advertimos que na mensagem não seja especificado o motivo da ausência, de modo a evitar riscos desnecessários.
Recomendamos também o envio em massa de e-mails, cobrando a atuação incisiva da Diretoria do BC em defesa da pauta reivindicatória dos servidores, para os endereços presidencia@bcb.gov.br e secre.dirad@bcb.gov.br. Veja abaixo sugestão de mensagem a ser encaminhada.
Assunto:
Reestruturação de carreira, com reajuste salarial, já!
Texto do e-mail:
Solicito sua urgente tomada de providências, junto ao governo, com vistas à Reestruturação de Carreira, com reajuste salarial, dos servidores do Banco Central do Brasil.
O dirigente de uma instituição de Estado tão bem-sucedida e premiada, nacional e internacionalmente, não deve fechar os olhos diante das demandas funcionais e da crescente corrosão inflacionária sobre as remunerações daqueles que tanto entregam à sociedade e constroem, dia a dia, o prestígio alcançado pelo BC.
Não dá mais para esperar.
No aguardo de sua manifestação.