É possível BC+ com Servidor BC-?


BC--660x388

O programa BC Mais trata de uma agenda de trabalho que tem como principal objetivo questões estruturais do BC e do Sistema Financeiro Nacional (não necessariamente no curto prazo). Que busca gerar benefícios sustentáveis para a sociedade brasileira.

O BC+ é estruturado em quatro pilares temáticos: Mais Cidadania Financeira; Legislação mais moderna; SFN mais eficiente; Crédito mais barato.

Mas como é possível oferecer este benefício à sociedade, sem cuidar do principal ativo desta casa, que são seus servidores?

Conheça o quadro:

Sem Título-2

O BC possui o menor efetivo desde 1975, com um contingente de 60% da dotação legal e reduzindo. Em comparação com outros BCs do mundo, foi dos que mais enxugou os quadros. Não conseguiu dar posse a todos os aprovados no último concurso e não conseguiu autorização para novo certame. Por este motivo, processos de trabalho correm o risco de parar.

BC+-2

Na última pesquisa de clima houve queda significativa na percepção dos fatores “imagem do Banco Central”, “gestão do trabalho da equipe” e “mobilidade e comissionamento”. Na mesma pesquisa os servidores manifestam insatisfação principalmente em relação à jornada de trabalho, em especial no que se refere à flexibilização, teletrabalho e banco de horas.  Os servidores relataram também que sentem falta de mais comunicação e transparência, que persiste a cultura dos silos. Outra questão que incomoda o servidor é o uso do detector de metais e do raio X na entrada do BC.

BC+-3

Encerradas as últimas negociações salariais, as assimetrias entre as Carreiras Exclusivas de Estado ficaram evidenciadas. Com os Advogados Gerais da União (AGU) e Procuradores do BC recebendo honorários de sucumbência; os servidores da Receita Federal do Brasil (RFB) recebendo bônus de arrecadação; e a Polícia Federal (PF) que reajustou sua tabela salarial em 38%, a diferença entre o subsídio máximo de Especialista e essas carreiras de igual importância chega a ser maior que 15%. Já entre os Técnicos do BC e seus pares da Receita, a defasagem é maior que 50%.

BC+-4

São oferecidas cada vez menos oportunidades de treinamentos. Com restrições orçamentárias, os cursos em praça distinta da de lotação são oferecidos desde que o servidor pague sua estadia e locomoção. Com a edição de novas normas para o usufruto da Licença Capacitação, há a limitação à 5% do efetivo para concessão de licenças no ano, em cada unidade, de forma que se retira o direito de 75% dos servidores a se capacitar plenamente, mesmo arcando com as despesas do curso.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorPalavra do Filiado
Matéria seguinteCampanha salarial unificada 2017