Edição 025 - 06/04/2021

ELEIÇÕES 2021 – CHAPA NOVO SINAL: O FUTURO ESTÁ PRÓXIMO

REFLEXÃO SOBRE A PANDEMIA

Como se sabe, março foi o mês mais letal da pandemia e, ao que tudo indica, abril não será muito diferente. Embora a população acima dos 70 anos já tenha recebido, pelo menos, a primeira dose, as variantes começam a contaminar pessoas mais jovens, cuja vacinação ainda levará algum tempo para ser iniciada e tudo dependerá da efetiva disponibilidade de vacinas, para que o processo de imunização se torne mais amplo.

Computadas pessoas que já receberam uma ou duas doses, aproxima-se de 10% (dez por cento) da população brasileira. Vacinados ou não, é absolutamente indispensável que todos continuem a adotar as cautelas recomendadas pelas autoridades sanitárias, quais sejam o uso de máscara, o distanciamento social e a freqüente higiene das mãos com água e sabão e álcool-gel.

Somente com a rigorosa observância dessas precauções, poderemos contribuir para que a velocidade de contaminação seja menor, o que se refletirá na redução da quantidade de pessoas infectadas e, por consequência, dos percentuais elevados de ocupação de leitos nos hospitais, podendo proporcionar algum desafogo à rede hospitalar e contribuir para a diminuição do estresse e do esgotamento físico e psicológico dos profissionais que atuam na linha de frente de combate a essa tão terrível enfermidade.

Desse modo, atentos à gravidade da situação e preocupados com TODOS OS SERVIDORES DO BANCO CENTRAL que foram contaminados pela COVID-19, os integrantes das chapas MUDA SINAL!, NOVO SINAL e REPRESENTATIVIDADE E MODERNIZAÇÃO SINDICAL se solidarizam com as famílias que, infelizmente, perderam algum ente querido, bem como com aquelas que têm algum ente querido sob cuidados domiciliares, hospitalares intensivos ou em fase de recuperação, e esperam que, com a crescente conscientização da população e a ampliação da faixa etária alcançada pela imunização, possamos voltar, mesmo que gradualmente, à habitual rotina de vida de todos nós.

Este texto foi elaborado pelas chapas

REPRESENTATIVIDADE E MODERNIZAÇÃO SINDICAL – SP

NOVO SINAL – RJ e

MUDA SINAL! – SP

Visite o site www.sinaldemudanca.com.br

Manifesto para as Eleições Sinal – 2021
Programa Unidade Nacional

Quem Somos

Alberto Abib NOVO SINALAlberto Lima Abib.

Servidor aposentado. Foi do 1º. Concurso do BACEN. Atuou nas áreas de Saneamento do Mercado Financeiro, Cambio e de Capitais Estrangeiros, Fiscalização do Mercado de Capitais. Atuou no grupo de instalação do antigo DEOPE. Foi Interventor e Liquidante de instituições financeiras, e membro de Comissão de Inquérito. Exerceu as funções de inspetor, coordenador, Chefe de Divisão, Assessor do Diretor da Área Internacional e Chefe Adjunto de Departamento. Especialização em empréstimos internacionais (BID, BIRD, MEC/USAID, KREDITANSTALT, CRÉDIT LYONNAIS, EXIMBANK-USA e EXIMBANK-Japão. Requisitado pela Presidência da República (1990), atuou como Preposto de Liquidante na INTERBRAS (a empresa de comércio exterior do Grupo Petrobras), na condição de diretor financeiro das subsidiárias no exterior. Missões especiais: Argentina, Inglaterra, França, Singapura, Malásia, República do Iraque e outros.

Claudio Lagoeiro NOVO SINALClaudio Eliseu da Costa Lagoeiro.

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Faculdade de Economia e Administração – 1977 a 1981. ATIVIDADE EXERCIDAS: Caixa Econômica Federal na Superintendência Nacional do PIS; Banco Central do Brasil no Departamento de Registro de Capitais Estrangeiros, Departamento de Câmbio, Departamento do meio Circulante, Divisão de Destruição de Valores – Didev, Divisão de Tesouraria – Dites, Consultoria de Normas e Controle – CONOR , Gerencia Operacional do Mecir – Geope. Casa da Moeda do Brasil cedido de 29/07/2008 a 14/05/2012). PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS: NACIONAIS: 1) Gestão Pública, de 15 a 20.12.2005 São Paulo. 2) Curso de Desenvolvimento de Competências Gerenciais. 3) Fundação Getúlio Vargas, 2007. 4) Congresso Cidadania Digital, de 30/09 a 02/10/2009, Brasília. 5) Cerimônia de entrega do prêmio “As Melhores da Dinheiro 2010” – 12/08/2010 – Brasília. 6) Lançamento da Moeda e Medalhas Comemorativa, alusivas ao Tricentenário de Ouro Preto, Mariana e Sabará – 2011. INTERNACIONAIS: Pacific Rim Bank Note Printers’ Conference – Rio de Janeiro, 1999; Curso sobre Gestão de Numerário – Madrid, 24 a 28.05.2004; Conferência Internacional sobre Falsificação de Numerário – Amsterdã, de 6 a 13.04.2002; Simpósio Regional sobre Cédulas de Polímero – Cidade do México, de 23 a 30.06.2007; Visita Técnica ao Banco Central da Colômbia – Bogotá, de 16 a 21.09.2007 ; Visita Técnica ao Banco Central da Inglaterra – Londres, 30.06 e 01.07.2008; Visita Técnica ao Banco Central da Alemanha – Munique e Frankfurt an Main, de 2 a 4.07.2008; Visita Técnica às empresas G&D e Fábrica Nacional de Moneda Y Timbre Munique/Madri/Estocolmo, de 09 a 20/05/2009 ; Pacific Rim Banknote Printers – Tóquio, de 05 a 14/11/2009; Cartes – Paris, de 15 a 21/11/2009; Visita Técnica às instalações da Royal – Canadian MInt – Canadá, de 10 a 17/04/2010; Visita Técnica à EROC Federal reserve Bank – Nova York, de 18 a 21/04/2010; Visita Técnica à Casa da Moeda da Argentina – 19 a 22/01/2011; Visita Técnica à Empresa Bundesdruckerei – Alemanha – 14 a 19/02/2011; Participação nos eventos Imersion e New Horizons, patrocinados pelas empresas SICPA e KBA NOTASYS, respectivamente, e participação na feira DRUPA – Lausanne/Dusseldorf – 05 a 14/05/2012.

Edilson Maturana NOVO SINALEdilson Maturana

Bacharel na Faculdade de Direito – UFF (Niterói). Ingressei no Banco Central em 1978. Trabalhei no DERJA-REPES. Em 1985 no Setor de Benefícios. Em 1990, diante do aumento de ações contra o Bacen decorrentes do Plano Collor e da carência de funcionários na Área Jurídica, fui convidado a transferir-me para o DEJUR. Ali, logo de início, estive envolvido com os assuntos da secretaria e da biblioteca do Jurídico, onde estive como Assistente. Entretanto, diante do reduzido número de Procuradores, passei ao acompanhamento de processos jurídicos junto aos Juízos e Tribunais. Já na década de 2000, convidado pelo Procurador-Chefe, recebi a incumbência de coordenar aquela Secretaria. Nesse período, convivemos, internamente, com planos de recuperação de valores e com a implementação da informatização dos processos na Justiça Federal assim como na nossa Procuradoria, aposentando-me há oito anos.

Ely Alberto Alves da Costa 2 NOVO SINALEly Alberto Alves da Costa.

Aposentado. Trabalhei no DEORF, DECIC e REFIS. Graduado em CIÊNCIA CONTÁBIL, na Faculdade Moraes Júnior, em DIIREITO na Faculdade Estácio de Sá. Pós-graduado em CONTABILIDADE na FGV, PROCESSO CIVIL na Veiga de Almeida. Atualmente integro o Conselho Fiscal Regional do SINAL RJ.

Eugenia NOVO SINALMaria Eugênia Chagas Ferreira Garcia.

Graduada em Direito. Atuei na área da Dívida Pública no antigo DEDIP e, posteriormente, na REBAN, na mesma função. Antes do BC trabalhei no Grupo GERDAU. Atualmente, aposentada do Banco Central, exerço a profissão de Advogada.

Izalina 2 Novo SinalIzalina Vitória Villela.

Bacharel em Letras, Economia e Contábeis. Pós-graduada em Engenharia Econômica. Entrei no BACEN em 1973. Trabalhei na Divisão de Câmbio e Exportação/Subdivisões de Liquidações, Registros e Autorizações Financeiras, e Comissões de Liquidação de Instituições Financeiras. Participei como Delegada Eleita nas AND’s em 2016 e 2018. Fiz parte do Conselho Fiscal do SINAL-RJ em três gestões. Fui Diretora Financeira do SINAL-RJ no biênio 2017-2018. Atualmente sou Presidente do Conselho Fiscal da AAFBC-RJ e da ASBAC-RJ.

Jose Aloisio Sanches Foto 2José Aloisio Guimarães Sanches.

Aposentado desde 2014. Formado em Ciências Administrativas pela UGF com Pós-Graduação em Gestão de Pessoas pela FGV. Ingressei no Bacen em 1976, com 38 anos de vida funcional no MECIR. Passando por quase todas as Divisões do Departamento, encerrando meu tempo ativo na DIFIC – Divisão de Fiscalização da Custódia do BB. Participante e fundador da AFBC e do Sinal. Atuação efetiva no Conselho do Sinal, desde a sua criação, tendo me afastado no último biênio. Membro ativo, em quase todas as ANDS do Sinal. Fui um dos 19 “DEMITIDOS”, em momento conturbado da nossa História Sindical. Diretor Financeiro da Asbac/RJ, durante 6 anos(dois mandatos). Convidado a participar da Chapa Novo Sinal, o que prontamente atendi. Renovação e luta pelos direitos dos Servidores do Bacen, é o meu lema. Sinal político, sem partidarismo. Espero merecer o voto e a confiança de todos, na NOVO SINAL. Abraços, obrigado e até a VITÓRIA.

Jose Geraldo Hosannah NOVO SINALJose Geraldo Hosannah Cordeiro.

Ingressei no BACEN 1969. Bacharel em Ciências Econômicas, Cândido Mendes, 1970. Sou pós-graduado em Engenharia Econômica, ICAT/UDF, 1981, em Altos Estudos de Política e Estratégia, Escola Superior de Guerra, 1992. Cursos de Extensão: Metodologia de Balanço de Pagamentos, Fundo Monetário Internacional, 1977. Política e Programação Financeira, Fundo Monetário Internacional, 1986. Cargos exercidos: Economista em Comissão, DEPEC/BACEN, Coordenador, DEPEC/BACEN, Consultor Chefe, DEPEC/BACEN, Consultor Chefe, PRESI/BACEN, Subsecretário de Planejamento do Distrito Federal, Chefe da Assessoria Econômica da Fazenda e Receita do Estado do Rio de Janeiro, Membro do Conselho Fiscal do Banco Regional de Brasília, Membro do Conselho Deliberativo da CEPLAC, Membro do Conselho Deliberativo do IBC/GERCA.

Laerte Silveira Porto NOVO SINALLaerte Silveira Porto.

Formação – Engenheiro Eletricista. Primeiro Presidente Nacional do Sinal Rio de Janeiro. Filiado à AFBC e ao SINAL, desde a fundação de ambos. Um dos dezenove demitidos. Participação, como Conselheiro, em diversos mandatos do Sinal-RJ. Assessor Parlamentar do SINDCVM, SINDSUSEP e ASPREVIC. Último local de trabalho antes de aposentar – DEMAB.

Leonardo Burakowski NOVO SINALLeonardo Torres Burakowski.

Bacharel em Administração e Ciências Contábeis (UFRJ), Pós-graduado em diversas na FGV, PUC e outras. Iniciativa Privada: Arthur Andersen, Petrobrás, Brascan e outras de 1967 a 1978. No Banco Central de 1978 a 2011, como Auditor de Bancos e instituições Financeiras, posteriormente, cargos administrativos no DERJA. Professor Universitário: Suam, Mendes Junior, Cândido Mendes e Associação de Bancos do Rio de Janeiro e Ibemec. Trabalhos Sociais (sem remuneração) – Conselho Fiscal do Sinal RJ (Presidente) 25 anos — décadas de 80, 90, 2000 a 2010. Conselho Fiscal Nacional Sinal (Presidente) 4 anos — de 2000 a 2005. AAFBC — Vice-presidente e Diretor Financeiro — 6 anos.

Paulo Roberto F. Ferreira 2 NOVO SINALPaulo Roberto Franco Ferreira.

Bacharel em Administração de Empresas em 1973 na Faculdade de Ciências Políticas e Económicas do Rio de Janeiro. CURSOS: BANCO CENTRAL E POLÍTICA MONETÁRIA no Centro de Estudos Monetários Latino-americanos — CEMLA, na cidade do México; LEGISLAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO MERCADO DE CAPITAIS na FGV; INVESTIDORES INSTITUCIONAIS no IBMEC—RJ. Trabalhei no BB; SUMOC; Grupo de Trabalho sobre Organização da Contabilidade do BACEN; Grupo de Trabalho instituído para estudar a Lei no 4.390 e seu respectivo regulamento; Assistente Técnico da Gerência de Fiscalização e Registros de Capitais Estrangeiros; Auxiliar de Gabinete da Presidência do BACEN; Secretário Executivo, substituto das Comissões Consultivas do Conselho Monetário Nacional; Sub-Assessor Técnico, substituto, da Presidência do BACEN; Membro da Comissão Fiscal da CENTRUS; Diretor de Administração do Banco Central; Diretor-Geral Adjunto do Serviço do Patrimônio da União do Ministro da Fazenda.

PC Caldas NOVO SINALPaulo Cezar de Albuquerque Caldas.

Bacharel em Administração na UnB. Em 1967 – Banco Central, trabalhei no DEMAP, na PRESI, na Diretoria Administrativa – Chefe da Assessoria de Planejamento e Controle e Chefe do Gabinete do Diretor. Em 1979 – Cedido ao Ministério da Agricultura – Diretor de Pessoal do INCRA. Em 1981 de volta ao Banco Central no DICRI – Assessor do Gabinete do Diretor. DIRAD – Consultor Especial. DECAM, DEPES. Em 1997 Aposentadoria. 2000/2002 – Ministério da Administração e Reforma do Estado – Consultor contratado através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. 2007/2010 – Governo do Distrito Federal – Chefe da Unidade de Administração Geral da Secretaria de Cultura.

Vania Magnolia NOVO SINALVânia Magnólia Cortesia Quedevez.

Pós-Graduada em Recursos Humanos. Aposentada. Outras atividades: Diretora Social da ASBAC – Rio; Vice Presidente da AAFBC – Rio; Assistente da AFAESC – Rio – Associação dos antigos Funcionários do extinto Banco de Crédito Real de MG. Experiências Profissionais: Caixa Executiva no extinto Banco Andrade Arnaud 1968/74; Secretária Executiva da Petrobras 1974/76; Conferente de Numerário do Banco Central do Brasil 1974/80; Colégio ATG e Colégio S. Sebastião Guanabarense – Professora 1979/80; BNH – Banco Nacional de Habitação 1980/87 – Auxiliar Administrativo e Assistente Social. No Banco Central do Brasil em 1987 Auxiliar Administrativo, posteriormente Assistente Social (concurso interno). Responsável pela implantação do Sistema Psicossocial.

Vera Lucia Fraga 2 NOVO SINALVera Lúcia Fraga.

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Bennett. Tomei posse no Banco Central do Brasil em 04/03/1977, no MECIR/DISAP (Divisão de Segurança e Apoio) aonde fiquei por 10 anos. Depois no GABIN, como secretária da Chefia do Departamento por mais 10 anos. Aposentei em 1997.


ELEIÇÕES 2021: GARANTA SEU VOTO!

As eleições para o Conselho Regional e o Conselho Fiscal Regional do Sinal-RJ estão se aproximando.

Para garantir o seu voto, é necessário utilizar  uma senha
específica para acessar o Sistema de Votação Eletrônica (SVE).

MUITA ATENÇÃO! A senha de acesso ao SVE é diferente da senha de acesso ao Portal Sinal.

Se você não a possui ou não se lembra qual é, cadastre aqui sua senha para acessar o SVE até as 18h do dia 13 de abril, véspera da votação.

É importante também verificar o seu endereço de e-mail cadastrado no Sindicato.

Se o endereço não estiver correto, entre em contato com o Sinal-RJ no e-mail sinalrj@sinal.org.br , antes de 13 de abril para efetuar a atualização.


COMO CADASTRAR A SENHA DE VOTAÇÃO?

Acesse o Sistema de Votação Eletrônica e clique em “Não tem ou esqueceu a senha?”.

Preencha sua matrícula funcional, preencha o código de segurança mostrado na figura e clique no botão Enviar.

Em seguida, o Sinal encaminhará uma mensagem para seu e-mail com um link para o cadastramento da senha.

Localize a mensagem enviada pelo Suporte Sinal suporte@sinal.org.br e clique no link.
Preencha sua matrícula funcional, clique no botão Enviar e cadastre sua nova senha (entre 3 e 15 caracteres).

Não esqueça: no dia 14/04 não será possível alterar os e-mails, nem cadastrar ou efetuar a troca de senha.

Siga esse roteiro com toda a calma e em 14 de abril vote na chapa NOVO SINAL.

Não se esqueça também de que a chapa NOVO SINAL apoia o candidato NERINO ANTÔNIO DIONELLO PIOTTO para o Conselho Fiscal Regional do SINAL RJ.

O espaço acima encontra-se reservado para a publicação de Materiais de Campanha das Chapas concorrentes às Eleições-2021 do Sinal-RJ.

ATENDIMENTO DO SINAL-RJ DURANTE A PANDEMIA

Presidente Regional: Sergio Belsito (21) 98124-1330
Convênios: Paulo Francisco (21) 99427-7121
Financeiro: Rose (21) 99725-4424
Jurídico: Erika (21) 98871-0505
Recepção: Jenilson (21) 98338-7621
Secretaria: Marcelly (21) 98303-4869
Edições Anteriores
Matéria anteriorSinalBH informa 008/2021 – 24 de março: Dia Nacional em Defesa do Serviço Público Sinal convoca AGN
Matéria seguinteEleições Sinal: já garantiu seu voto eletrônico?