Edição 027 - 08/04/2021

ELEIÇÕES 2021 – CHAPA NOVO SINAL – TEMAS DO SEU INTERESSE – PARIDADE, BC-SAÚDE E OUTROS

Os documentos divulgados com esta mensagem apresentam novas versões de alguns textos publicados anteriormente, que foram atualizados e aperfeiçoados, para incorporar sugestões recebidas de vários filiados que apoiam a chapa NOVO SINAL.

Além da divulgação via Apito Carioca, esses e outros documentos que estão sendo revistos ficarão disponíveis, para leitura e consulta, no site www.sinaldemudança.com.br.

Não se esqueça: na eleição do próximo dia 14, a melhor solução para o SINAL RJ é votar na chapa NOVO SINAL.


PARIDADE ATIVOS/APOSENTADOS

 Este é um tema complexo, vital para os aposentados atuais, e nos remete à necessidade de que todos, aposentados e ativos, juntem-se em defesa dos interesses uns dos outros, e não que se dividam e lutem por fórmulas de remuneração/preservação do valor real dos vencimentos que promovam perdas para um dos segmentos, ou que se alienem por lhes parecer que não são atingidos por reformulações danosas a outro segmento.

Quando reformas ameaçam a paridade do aposentado com o ativo, como, p.ex., o abandono da remuneração por subsídio, fazendo voltar os penduricalhos (abonos de atividade e outros feitiços), isso deve mobilizar o ativo em defesa do aposentado, rejeitando as propostas, assim como deve o segmento aposentado se mobilizar energicamente quando o governo de plantão propõe reformas que descontinuam direitos para os mais novos ou os próximos concursados, como o fez ao instituir novo regime de aposentação, por regime de capitalização, uma ideia tecnicamente consistente, mas que, nas formulações dos governos que o implantaram, foi concebido tão somente para minimizar o valor da aposentadoria e procrastinar a sua concessão.

A perda de qualquer segmento da carreira deve ser considerada perda de todos e como tal deve ser enfrentada. Essa é a única forma de se reagir à estratégia de dividir para dominar, opor segmento contra segmento, dirigindo ganhos a um e perdas a outro, alternadamente. A prática tem demonstrado que a médio prazo todos perdem, uns agora, outros em seguida. E os governos vão amesquinhando o serviço/servidor público, conseguindo minar nossas forças e fazer se esvair nosso ânimo, enquanto nos digladiamos internamente.

Esse jogo desleal dos governos que tem nos assolado (esse é o termo: assolado!) nos lembra a velha fábula que fala do comportamento de alguém que não se movimentou em defesa dos vizinhos de outra cor, ou naturalidade, ou aparência, porque não era com ele, e depois, quando a ameaça se voltou contra ele, não havia ninguém solidário para o proteger da ameaça agora dirigida à sua condição. É como ter preconceito contra alguma minoria. Cada um de nós se inclui em alguma minoria. Se discriminamos e desrespeitamos alguma, endossamos o comportamento de quem discrimina e desrespeita a minoria da qual participamos.

Quando aceitamos que se descontinuem os direitos dos antigos, quem nos garante que os nossos serão honrados quando formos antigos?

Vale a pena pensar com muita inteligência, sem radicalismos e sem preconceitos sobre esses argumentos.

É esse tipo de discussão que as nossas chapas de mudança do SINAL pretendem estimular e usar para balizar as ações do sindicato. Promover a união e a luta coesa em defesa da nossa categoria e da preservação dos excelentes serviços que o Banco Central do Brasil presta à comunidade.

Bom voto no dia 14 de abril!

Visite o site www.sinaldemudanca.com.br

 

Programa Unidade Nacional

Carta-Programa – BRASÍLIA – RIO DE JANEIRO – SÃO PAULO

As reivindicações a serem defendidas pela gestão do Sinal, dentro do Programa Unidade Nacional, das chapas Muda Sinal!,  Novo Sinal e Representatividade e Modernização Sindical, serão, nos termos estatutários e de convicção, resultado das deliberações da AGN – Assembleia Geral Nacional. Desde já,  assumimos as reivindicações historicamente aprovadas pela categoria. Leia na íntegra.

BC Saúde

Como é sabido, ao longo do tempo, por motivos diversos, o PASBC (novo nome: BC Saúde) deixou de ser considerado um programa de saúde que atendia, se não plenamente, mas de modo bastante satisfatório, às nossas necessidades em matéria de atenção à saúde. A recente elevação substancial dos valores mensais de contribuição afetou de forma significativa o orçamento dos servidores, situação que foi ainda mais agravada pela debandada de grande número de credenciados, que se recusaram a continuar prestando atendimento aos funcionários, seja pelo baixo valor do pagamento de seus serviços, seja pela demora na efetivação do crédito das importâncias que lhes eram devidas, seja por uma conjugação desses fatores negativos. Como decorrência dessa situação, os servidores, para não deixar de cuidar da saúde, se viram obrigados a procurar profissionais (médicos, clínicas, dentistas etc.) que não constam do rol de credenciados, sempre mediante pagamento integral dos serviços e em quantias sabidamente superiores às suas possibilidades financeiras, já reduzidas pelo aumento da contribuição mensal. Leia na íntegra.

CPSS – Injustiça

Um absurdo, uma crueldade, assim definimos a contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e seus pensionistas. Qual o benefício para esses que continuam a pagar a CPSS? Nenhum! Quando mais precisamos, na terceira idade, os aposentados e pensionistas são vítimas de um confisco, perdendo remuneração. Embora os argumentos para criar a contribuição desse segmento já tenham caído por terra, vale enfatizar que a sistemática proposta pela PEC 555/2006 protege o caixa do Tesouro, ao assegurar redução gradual do desconto a partir dos 60 anos. Assim, a contribuição excedente permanecerá até que o aposentado atinja essa idade, quando se inicia o processo de redução gradativa, à razão de 20% para cada ano decorrido, extinguindo-se quando o aposentado completar 65 anos, porém isso ainda NÃO FOI VOTADO. Leia na íntegra.

 

Manifesto para as Eleições Sinal – 2021

Programa Unidade Nacional  e  Quem somos

A esperança é possível na adversidade. A realidade tem mostrado contínuas políticas contra os trabalhadores e, com muita ênfase, contra os servidores públicos, com perdas institucionais e materiais, como as emendas constitucionais 032/20 e 186/19 e as próprias perdas decorrentes da majoração dos percentuais de contribuições previdenciárias (reforma da previdência), alcançando inclusive aposentados, num verdadeiro confisco de renda, eis que não resultarão em qualquer benefício. Leia na íntegra.

O espaço acima encontra-se reservado para a publicação de Materiais de Campanha das Chapas concorrentes às Eleições-2021 do Sinal-RJ.

 

ATENDIMENTO DO SINAL-RJ DURANTE A PANDEMIA

Presidente Regional: Sergio Belsito (21) 98124-1330

Convênios: Paulo Francisco (21) 99427-7121

Financeiro: Rose (21) 99725-4424

Jurídico: Erika (21) 98871-0505

Recepção: Jenilson (21) 98338-7621

Secretaria: Marcelly (21) 98303-4869

Edições Anteriores
Matéria anteriorEleição do Conselho Regional de Brasília
Matéria seguinteEleições Sinal: fique atento aos prazos para atualização de e-mail e cadastro de senha